Hug vai na contramão dos processos automatizados para humanizar contratações em comunicação
A partir de uma percepção do mercado em que atuou por 20 anos, o CEO Gustavo Loureiro Gomes propõe abordagem mais humana, simples e transparente
Hug vai na contramão dos processos automatizados para humanizar contratações em comunicação
BuscarHug vai na contramão dos processos automatizados para humanizar contratações em comunicação
BuscarA partir de uma percepção do mercado em que atuou por 20 anos, o CEO Gustavo Loureiro Gomes propõe abordagem mais humana, simples e transparente
Meio & Mensagem
9 de maio de 2025 - 16h24
Metodologia conquistou marcas como O Boticário, McCain e Kwai (Créditos: Créditos Sylverarts Vectors /Shutterstock)
Após ter faturado R$ 6,7 milhões em 2024, um aumento de 20% em relação ao ano anterior, neste ano, a Hug, empresa especializada em hunting e outsourcing de profissionais de comunicação, amplia sua atuação com foco na prospecção de talentos e consultoria em fluxos operacionais.
Além disso, a empresa investe em práticas de melhoria contínua por meio da comunidade “Hugger”, que já beneficiou mais de 120 profissionais de comunicação.
Segundo Gustavo Loureiro Gomes, fundador e CEO, a ideia de criar a Hug nasceu do desejo de desafiar o status quo do mercado de comunicação, no qual atua há 20 anos, propondo uma abordagem mais humana, simples e transparente.
Ele percebeu um sistema saturado, com muitos talentos desencontrados, mas acreditava que existiam outras formas de conectar pessoas e empresas.
“Em meio a processos cada vez mais automatizados, vimos espaço para construir pontes verdadeiras, respeitando a individualidade dos talentos e a cultura das organizações. Nosso ecossistema nasceu para colocar essas conexões no centro de tudo”, diz o executivo.
Loureiro explica que, a cada 50 vagas preenchidas por sua empresa, apenas duas sofrem com pedido de substituição de profissionais, resultando em um índice de 96% de retenção, comparado com os 34% que é considerada a média do mercado.
Além disso, o tempo do processo de contratação é reduzido em até 80%. Enquanto outros processos seletivos podem levar de dois a três meses para serem concluídos, a Hug trabalha com um SLA de 18 a 25 dias corridos. Para este ano, a empresa planeja implementar processos express, que diminuam esse tempo para, no máximo, 12 dias.
“A humanização está no DNA da Hug desde o primeiro contato com talentos e clientes. Acreditamos que relações sólidas começam com escuta ativa, transparência e construção de confiança. Mais do que preencher vagas, queremos desenvolver trajetórias e transformar experiências profissionais. No fim do dia, toda relação, profissional ou não, é sobre pessoas”, pontua o CEO.
Entre as práticas que contribuem para a retenção de talentos estão os processos seletivos mais humanos e personalizados, estratégias de pricing, programas de benefícios e desenvolvimento profissional, além do acompanhamento contínuo do fit cultural e da satisfação dos talentos alocados nas empresas.
A parceria com o Grupo Boticário começou em 2017 e, desde então, a Hug já atendeu 50 times diferentes, movimentando mais de R$ 12,3 milhões em salários pagos e gerenciando mais de 150 vagas, considerando novas posições e renovações ao longo dos últimos anos em marcas como Boticário, Eudora, O.U.i, Quem Disse, Berenice?, Truss e Beleza na Web.
“A contratação de um profissional de comunicação vai muito além de um processo mecânico. É preciso uma cultura de valoração justa e transparente, que envolve remuneração, benefícios, desenvolvimento profissional e relações de trabalho baseadas na confiança, no reconhecimento e no bem-estar, garantindo um ambiente onde os talentos possam crescer e se sentir verdadeiramente valorizados”, pontua Loureiro.
“Trabalhamos desde o alinhamento correto do escopo das vagas, até a gestão contínua dos profissionais por meio da Comunidade dos Huggers, um espaço criado para garantir suporte, desenvolvimento e engajamento dos talentos”, finaliza.
Compartilhe
Veja também
Burger King mata desejo de grávidas com combinações inusitadas
As gestantes que passarem no drive-thru das lojas do BK participantes no estado de SP, no domingo, 11, ganharão uma batata G com doce de leite ou chocolate
Para destacar a Amazônia, Natura nomeia Isabelle Nogueira como embaixadora
Neste ano, a marca de beleza estreia como patrocinadora principal do Festival de Parintins, reforçando sua atuação junto às comunidades da região