Os aprendizados de RP da Gol em meio à crise

Buscar

Os aprendizados de RP da Gol em meio à crise

Buscar
Publicidade

Marketing

Os aprendizados de RP da Gol em meio à crise

Loraine Ricino, diretora de marketing da companhia aérea, reforça a importância do papel da comunicação e da gestão de reputação em momentos complexos


31 de março de 2020 - 6h00

 

A Gol vai transportar gratuitamente os profissionais da saúde durante a pandemia (Crédito: Divulgação)

Diante de uma situação inusitada e complexa quanto a vivida atualmente em função da pandemia do novo coronavírus, não há plano de comunicação que resista. No entanto, ter foco estratégico e um contingenciamento bem definido faz toda a diferença em momentos como o atual. Tão logo começou a ser impactada pela situação, considerando que as companhias aéreas são uma das mais afetadas diretamente pela atual crise, a Gol colocou em prática um plano de ação que prezou pela rapidez e consistência com o propósito. Anunciou, na semana passada, o transporte de profissionais da saúde gratuitamente em suas aeronaves.

Loraine Ricino, diretora de marketing da Gol, explica que a determinação da intencionalidade é fundamental em um gerenciamento de crise. “Se RP é uma área de extrema importância em momentos positivos, imagine então em tempos de crise, é quando ela se torna fundamental. Mas há de se levar em conta que o mundo mudou. Todos estamos unidos à distância, passando por uma adversidade sem precedentes. Portanto, não é qualquer profissional de comunicação externa que é essencial, mas aqueles que entendem essas mudanças, as aceitam, que estão preparados, sabem antecipar informações, prever o que está por vir”, diz ela.

Loraine Ricino

“O papel do relações públicas é imprescindível, desde que pensem de forma diferente do que eles pensavam no passado. Temos que antecipar informações dentro das empresas e repassá-las de forma que possam ser evidenciadas. Empresário tem que ter o olhar no futuro. O relações públicas também. Portanto, temos quer ter um olhar no futuro com pegadas históricas”, explica.

Sobre as premissas da área em momentos de contingência, ela fala sobre a importância da agilidade. “Antecipar muitas informações, não só as relacionadas à crise, mas históricas também, fazendo um de-para dos dados da origem, pensando na relação deles com o que está acontecendo no presente. Traçar um plano, estar sempre atento ao mercado, às diferentes audiências, às mudanças de comportamento dos impactados, à fala dos emissores, são ações fundamentais para que consigam influenciar os resultados das organizações.”.

Ainda de acordo com Loraine, é importante estar atento aos fatos do cotidiano e aos indiretos. “Nunca se esquecer do propósito da empresa, claro, analisando como a crise pode afetá-lo, recomendando, inclusive, os melhores caminhos. Há sim um senso de autopreservação organizacional, mas, dependendo da crise, como é o caso da Covid-19, o ser humano e seu bem-estar devem ser a prioridade número um e os relações públicas devem ter essa convicção.”

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • O Boticário patrocina Festival Folclórico de Parintins

    O Boticário patrocina Festival Folclórico de Parintins

    Marca do Grupo Boticário estará presente no Bumbódromo, nas festas dos bois Caprichoso e Garantido e em festas de rua

  • Projeto quer capacitar publicitários das periferias

    Projeto quer capacitar publicitários das periferias

    Edição 2024 do PerifaCriativa já conta com Ampfy, Suno United Creators, Agência Solano Trindade, Greenpark, BR Media, JNTO, Vitrio e Fillet como empresas madrinhas