Lições do caso Maurício Souza para marcas e clubes

Buscar

Lições do caso Maurício Souza para marcas e clubes

Buscar
Publicidade

Marketing

Lições do caso Maurício Souza para marcas e clubes

Patrocinadores e clubes têm papel importante para tornar o ambiente esportivo mais acolhedor para a comunidade LGBTQIA+


28 de outubro de 2021 - 18h47

Novo Superman, filho de Clark Kent, assume ser bissexual em quadrinho da DC Comics (crédito: reprodução)

O caso envolvendo o jogador de vôlei Maurício Souza gerou grande repercussão e debates sobre a homofobia no meio esportivo. O ex-atleta do Minas Tênis e da seleção brasileira fez uma postagem de cunho preconceituoso em seu Instagram, comentando o anúncio no qual a DC Comics revelava que na HQ Superman: Son of Kal-El o novo Super-Homem, filho de Clark Kent, assume ser bissexual e beija seu amigo. A ação do jogador levou a Fiat e a Gerdau, patrocinadores do clube, a se posicionarem pedindo medidas cabíveis. Maurício, que inicialmente foi afastado do time, teve seu contrato encerrado na quarta-feira, 27.

Para Fábio Wolff, sócio-diretor da Wolff Sports & Marketing, o case envolvendo Maurício deve ser analisado e estudado por empresas e marcas, que têm um papel fundamental para cobrar atitudes que tornem o ambiente esportivo mais acolhedor para as pessoas de diversas comunidades, inclusive LGBTQIA+. “O vôlei é o segundo esporte brasileiro e o atleta tem sua visibilidade. Essa história tem muitos elementos. As pessoas têm que ter consciência da gravidade, já que homofobia é crime”, avalia. Por isso, é importante que os posicionamentos sejam firmes e rápidos, para não gerar dúvidas sobre o que a marca pensa verdadeiramente.

Tratando de casos de inclusão, recentemente a Amstel, patrocinadora da Copa Conmebol Libertadores, lançou o filme “Chute Certeiro”, que fala sobre os tipos de preconceitos ainda vigentes entre as torcidas de futebol, além de anunciar o apoio às iniciativas JogaMiga e Ligay. Fábio reforça que é obrigação das marcas se posicionar. “É isso o que as pessoas buscam nas marcas que elas consomem: um posicionamento a respeito de assuntos importantes como esses”, comenta, reforçando que essa deve ser uma iniciativa orgânica e consciente, que retrate um posicionamento verdadeiro.

No entanto, para que haja coerência ao tratar desses assuntos, os clubes e times não devem ficar de fora das discussões. Também é papel deles ajudar na educação de seus torcedores e atletas. Bahia, Vasco da Gama e Santos são alguns exemplos de clubes de futebol que fazem, com frequência, ações que envolvem a temática e combatem o preconceito e a homofobia no futebol. Fora dos ginásios, as torcidas já falam sobre isso, como é o caso dos coletivos Fiel LGBT e Porcoíris que lutam contra o preconceito que ainda ronda o esporte.

German Cano, jogador do Vasco, com a bandeira LGBT (Crédito: Rafael Ribeiro/Vasco)

O esporte é visto como uma plataforma que traz grande repercussão para assuntos importantes. As marcas associadas a modalidades esportivas são bem-vistas entre os consumidores e devem ser agregadoras e transparentes. “A lição que fica é que as marcas tem que se posicionar rapidamente”, opina Fábio.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • O Boticário patrocina Festival Folclórico de Parintins

    O Boticário patrocina Festival Folclórico de Parintins

    Marca do Grupo Boticário estará presente no Bumbódromo, nas festas dos bois Caprichoso e Garantido e em festas de rua

  • Projeto quer capacitar publicitários das periferias

    Projeto quer capacitar publicitários das periferias

    Edição 2024 do PerifaCriativa já conta com Ampfy, Suno United Creators, Agência Solano Trindade, Greenpark, BR Media, JNTO, Vitrio e Fillet como empresas madrinhas