Analista martech e live streamer: as carreiras do futuro do marketing

Buscar

Analista martech e live streamer: as carreiras do futuro do marketing

Buscar
Publicidade

Marketing

Analista martech e live streamer: as carreiras do futuro do marketing

Guia Salarial 2022 da Robert Half mostra os cargos em alta em vendas e marketing


10 de novembro de 2021 - 6h00

De acordo com o novo Guia Salarial Robert Half, a Covid-19 continua ditando a aceleração das mudanças nas relações de trabalho no mundo. O estudo, que está em sua 14ª edição, registrou um aumento dos processos de transformação digital em vendas e marketing, destacando profissionais de e-commerce e marketing digital.

Segundo o Guia Salarial 2022 da Robert Half, analista de martech é uma das profissões que estará em alta nos próximos anos (Créditos: Panchenko Vladimir/shutterstock)

Segundo Carolina Cabral, gerente sênior de recrutamento da Robert Half, essas áreas já vêm mudando e continuarão assim, já que a transformação digital é a agenda principal em qualquer empresa. “Os mercados que ainda sofrem com os impactos da pandemia buscam avançar no terreno digital, enxergando em marketing e vendas a oportunidade de diversificação de receita e portfólio”, conta.

Além disso, o Guia Salarial 2022 destaca as profissões que estarão em alta no ano que vem. A que devem se sobressair, segundo a pesquisa, são as de analista martech, líder live streamer e estruturas ligadas a produtos digitais.

“As profissões que hoje estão sob alta demanda são aquelas em consonância com as tendências que rodeiam o mercado de trabalho, principalmente no que tange os avanços tecnológicos e as agendas de transformação digital. É evidente o papel da tecnologia em cada uma das posições mapeadas”, conta Carolina. “O que também explica o domínio de tech skills e o conhecimento em marketing digital entre as habilidades técnicas mais exigidas pelas empresas para os profissionais da área.”

As indústrias que lideram as contratações estão sendo as de bens de consumo, varejo, tecnologia, startups, educação, healthcare, mídia e publicidade e agronegócio.

Os salários esperados de algumas das principais profissões chamam a atenção também, podendo chegar até R$11 mil para analista de marketing digital e R$24.600 para gerente de e-commerce.

Já sobre a busca por espaço nessas profissões, de acordo com Carolina Cabral, “por se tratar de funções mais recentes e em alta no mercado, a maior parte dos profissionais que atuam como analistas de martech e líderes live streamer já estão empregados, o que significa que para promover uma movimentação, as empresas que buscam por esses profissionais devem também estar dispostas a aumentar suas ofertas salariais.”

Entretanto, na área de marketing digital, a situação é outra. Existe um volume alto de profissionais da área assim como uma grande demanda das empresas, que investem pesado no marketing digital, precisando de mão de obra qualificada, inflacionando os salários. Porém, em ambas as situações, existem duas possibilidades, segundo Carolina.  “Ou as companhias investem em um profissional mais preparado, mas com um salário maior, ou optam por alguém mais júnior para treiná-lo internamente”, afirma.

Veja também quais são os principais cargos em alta em 2023.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Série em vídeo explora marcas que transformaram suas indústrias

    Série em vídeo explora marcas que transformaram suas indústrias

    Com quatro episódios, produção de Meio & Mensagem aborda a história dos segmentos de moda, computação, mobilidade e gastronomia

  • Trilhos: confira os naming rights nas estações de São Paulo

    Trilhos: confira os naming rights nas estações de São Paulo

    Com Morumbi e Jurubatuba, cresce a lista de estações de que adicionaram nomes de marcas como nova fonte de receitas