Afropunk no Brasil celebra o amor preto com apoio de Coca-Cola

Buscar

Afropunk no Brasil celebra o amor preto com apoio de Coca-Cola

Buscar
Publicidade

Marketing

Afropunk no Brasil celebra o amor preto com apoio de Coca-Cola

O evento que acontece no próximo sábado, 27, terá histórias de amor de Ilê Aiyê, Luedji Luna, Tássia Reis, Majur, Larissa Luz e Maurício Sacramento (Batekoo) nas em embalagem da bebida 


26 de novembro de 2021 - 16h36

(Crédito: Divulgação)

Nascido nos Estados Unidos, no bairro do Brooklin, em Nova Iorque, o festival Afropunk tem como objetivo disseminar a potência musical, política e poética preta e acontecerá no Brasil pela primeira vez neste sábado, 27. Além de uma transmissão virtual diretamente do Centro de Convenções de Salvador, o evento será patrocinado pela Coca-Cola.

“O Afropunk é o maior festival de pessoas negras do mundo. A Coca-Cola acredita na importância da promoção da diversidade, equidade e inclusão através das marcas e temos trabalhado muito nisso internamente. É por isso que decidimos patrocinar a primeira edição do festival aqui no Brasil. Essa parceria com o festival é algo muito importante para nós. A pandemia aprofundou desigualdades. Estimular iniciativas que promovam o crescimento e a valorização de todos, sem distinção, faz parte da nossa agenda, para dentro e fora da empresa”, comenta Débora Mattos, chefe de gabinete da presidência de Coca-Cola América Latina.

A executiva pontua que a marca entende que as questões de gênero e raça estão profundamente ligadas ao desenvolvimento social e econômico e que, em um país com o nível de desigualdade como o do Brasil, elas estão no centro da conversa do pequeno negócio e do empreendedorismo. Segundo ela, há muito a ser feito e isso vai além da responsabilidade social. “A diversidade na empresa se reflete, sim, em uma maior produtividade, porque conseguimos ver o cenário por diversas lentes, diversos ângulos, e podemos agir de forma mais precisa, inovadora e eficiente no negócio. Seremos melhores fornecedores e teremos melhores resultados quando nossa empresa contar com os valores, formas e pensamentos do mercado em que atuamos. Na Coca-Cola, queremos ser tão diversos quanto os mercados onde atuamos”, revela a diretora.

Com apresentação de Larissa Luz, o festival contará com a participação do rapper Mano Brown juntamente com Duquesa, Luedji Luna, que dividirá o palco com Duo Yoún, a cantora Margareth Menezes ao lado de Malía, Tássia Reis se apresentará com o grupo Ilê Ayê; e, por fim, Urias que cantará acompanhada da banda Virus.

Celebração do amor preto 

A campanha ‘Amar É Revolucionário’, ação que envolve o patrocínio do festival, foi criada pela Wunderman Thompson Brasil e  pela Coca-Cola com o intuito de celebrar as potências negras. Como parte do projeto, as embalagens das garrafas de Coca-Cola terão seis versões diferentes que celebram o amor preto e estarão conectadas com alguns nomes da música preta brasileira. Através das ilustrações do Estúdio Dialeto, Robinho Santana e Rafa Black, as embalagens buscam trazer histórias de autocuidado, resistência e ancestralidade para celebrar a cultura do amor preto. As garrafas irão compor uma em edição especial limitada a influenciadores e colaboradores participantes do comitê de afinidade racial da Coca-Cola.

“A Coca-Cola é uma marca que sempre pensou nas embalagens como um agente transmissor de mensagens positivas para a sociedade, de paz, de otimismo e felicidade, por exemplo. Por isso, surgiu essa ideia de criar uma garrafa de amor preto, reforçando o inspiracional por meio da resistência foi a maneira mais autêntica e assertiva que encontramos para nos conectar com um festival tão grandioso como o Afropunk”, afirma Débora.

“O Afropunk é o maior festival de pessoas pretas do mundo. Transformamos, pela primeira vez, a garrafa de vidro de Coca-Cola em uma celebração de amor preto, adicionando no lenço que sai das garrafas histórias poderosas de amor de diversos artistas afro-brasileiros. Isso tudo porque amar é revolucionário”, completa Adriano Sato, redator da Wunderman Thompson.

A chefe de gabinete contou também que o maior desafio do projeto foi criar essas narrativas de maneira genuína e para garantir essa visão cuidadosa, o projeto foi liderado pelo olhar gerente de marketing Coca-Cola LATAM, Paula Rosa, que é, assim como ela, é uma mulher preta.

“Ter um olhar de uma profissional preta fez toda a diferença para esse projeto. Aqui na Coca-Cola nós tivemos a oportunidade de transformar nossa paixão, nossa cultura e nossa luta em uma ação emocionante, da qual nos orgulhamos muito. Mas, como companhia, sabemos que temos o desafio de sermos cada vez mais diversos e inclusivos, ter cada vez mais campanhas e programas que promovam igualdade racial e educação sobre o tema, seja interna ou externamente. Temos e sempre teremos o cuidado de não nos apropriarmos de discursos sociais, nós entendemos e respeitamos a luta contra o racismo, queremos ser aliados nela. Isto é muito discutido e, como já citei, temos plena consciência da nossa responsabilidade e impacto com esse ponto”, conclui.

*Crédito da imagem do topo: Nadia Snopek/shutterstock

      Publicidade

      Compartilhe

      Veja também

      • O Boticário patrocina Festival Folclórico de Parintins

        O Boticário patrocina Festival Folclórico de Parintins

        Marca do Grupo Boticário estará presente no Bumbódromo, nas festas dos bois Caprichoso e Garantido e em festas de rua

      • Projeto quer capacitar publicitários das periferias

        Projeto quer capacitar publicitários das periferias

        Edição 2024 do PerifaCriativa já conta com Ampfy, Suno United Creators, Agência Solano Trindade, Greenpark, BR Media, JNTO, Vitrio e Fillet como empresas madrinhas