Paixão e experiência: os planos da Riachuelo com a FanLab

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Paixão e experiência: os planos da Riachuelo com a FanLab

Marca quer ampliar conexão com o público geek com mais de 364 franquias licenciadas, como Harry Potter, Marvel e Star Wars

Valeria Contado
27 de maio de 2022 - 14h07

Loja conta com mais de 364 franquias licenciadas (Crédito: Divulgação)

A Riachuelo aproveitou o Dia da Toalha – homenagem dos fãs a Douglas Adams, autor do livro O Guia do Mochileiro das Galáxias, famoso entre o público geek – comemorado em 25 de maio, para realizar o lançamento das unidades físicas da FanLab, nos Shoppings Anália Franco e Morumbi.

A marca já vem de um crescente investimento em experiências com a expansão do seu modelo de negócios, com franquias como a Casa Riachuelo, voltada a produtos para o lar, e com a Carter’s para o público infantil, além do investimento em marketplace com categorias diferenciadas para os consumidores. 

Com as novas lojas, a Riachuelo tem como objetivo se conectar mais com o público geek, por meio de produtos que fazem parte do universo e experiências. A marca conta com 364 franquias licenciadas, entre elas Harry Potter, Marvel, Star Wars, e Stranger Things. A head de marketing da Riachuelo, Thaís Castro, explica que, para a construção da imagem e das campanhas que envolveram o lançamento, a empresa estudou o perfil dos consumidores, além de trazê-los para a equipe. Em todas as lojas, os atendentes são geeks, para que possam ajudar os clientes com a imersão na experiência. “A principal proposta da Fanlab é criar um espaço onde o nosso consumidor se sinta em casa, encontre o seu próprio universo”, diz.

Por isso, a empresa investiu em uma comunicação expressiva acerca da estreia da unidade. No meio físico, tapumes nas lojas levaram um mistério a respeito do que a marca pretendia, utilizando a identidade visual pertencente ao universo de super-heróis e ficções. Como ações de marketing de guerrilha, cosplayers de personagens como Mulher Maravilha, Homem Aranha, Newt e Stormtroopers, foram flagrados trabalhando em ações da marca em shoppings, como a divulgação de lambe-lambes que convidavam o público para a estreia.

No ambiente digital, a Riachuelo investiu em interações com influenciadores geeks e um perfil próprio em que divulgava pequenas charadas para atrair a atenção do público. “Queremos passar a imagem de que a marca é mais do que uma frente de negócio: é uma grande fã que conectou outros fãs para entregar verdadeiras experiências para os geeks dos mais diversos universos”, explica a head.

Outro aspecto que é um diferencial da Fanlab para outras lojas da Riachuelo é a opção print on demand. Além de oferecer objetos de decoração, HQs, e roupas de diversas franquias, as unidades físicas trabalham com o formato em que o consumidor pode escolher a estampa que será impressa no seu produto, reduzindo, dessa forma, o desperdício de material, como explica a gerente de marca da Fanlab, Julia Medeiros. “Entendemos o impacto que causamos no meio ambiente. O serviço de print on demand evita o risco de uma produção desnecessária, o que ajuda na diminuição de resíduos têxteis”.

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