A nova jornada de marca e cultura da Gerdau

Buscar

A nova jornada de marca e cultura da Gerdau

Buscar
Publicidade

Marketing

A nova jornada de marca e cultura da Gerdau

Mais diversa, em seus times e em seu raio de atuação, companhia amplia comunicação b2p (business to people) focando a meta de ser uma love brand, segundo Pedro Torres, líder de comunicação e marca  


17 de junho de 2022 - 6h00

Anúncio do patrocínio ao Palco Mundo, no Rock in Rio, com Ivete Sangalo (Crédito: Divulgação)

Em 2018, a Gerdau teve pela primeira vez um CEO fora da família que é acionista controladora da empresa. Gustavo Werneck, que tem mais de 17 anos de casa foi quem assumiu a posição e tem atuado para modernizar a companhia brasileira de 121 anos e presente em dez países para torná-la capaz de percorrer seus próximos 121.

Desde que chegou à Gerdau, houve mudança de 40% das lideranças – hoje, a empresa tem 36 mil colaboradores globalmente, 20 mil dos quais no Brasil, que é sua sede administrativa. Por fatores como a influência do dólar, mas também pelo fato de estar no mercado externo não apenas com exportação, mas com produção em outros países, 60% do faturamento vêm do mercado externo e 40%, do Brasil. Depois da matriz, EUA é o mercado mais importante (são 13 fábricas produzindo lá), com o México em segundo lugar. Já na América do Sul, Peru e Argentina têm operações fortes e há outras menores, em países como Uruguai, Canadá e República Dominicana.

“O primeiro trabalho, enorme, foi de mudança cultural, para uma empresa mais simples, ágil, diversa e inclusiva”, diz Pedro Torres, líder global de comunicação e marca, que está na Gerdau desde 2019 e tem colaborado no projeto de prepará-la para o futuro.

O reflexo, após intenso movimento interno de mudanças de mindset e políticas, apoiado por consultorias e agências como Walk the Talk, Artplan e Tátil, tem se refletido, agora da porta para fora, num reposicionamento da marca para ações que gerem experiências “b2p”(business to people) e tenham como objetivos: atrair jovens talentos (a seleção de trainees ano passado teve quase 50 mil participantes), divulgar as ações de sustentabilidade (a Gerdau é a maior recicladora das Américas, segundo Pedro, com quase 75% do que produz fruto de reciclagem, vencendo preconceitos antigos do mercado, que, agora, até valoriza o aço reciclado como material premium); e estreitar o laço com seus multistakeholders, por exemplo, em ações de patrocínios.

No âmbito da sustentabilidade, Pedro Torres ressalta que o aço é “infinitamente reciclável e nunca perde sua propriedade”. Esse fato, associado à maior consciência ambiental global torna o produto, antes discriminado (como tudo que era reciclado, de modo geral), até mais desejado hoje em dia. “Vendemos aço para a Tesla e todas as grandes montadoras do mundo. Hoje, elas também são cobradas para terem uma pegada menor de carbono. Isso tem virado para nós um grande diferencial”, comenta o executivo.

Recentemente, a empresa anunciou o patrocínio à construção do Palco Mundo, no Rock in Rio, a renovação com o time de vôlei Minas Tênis Clube e com o Atlético Mineiro, de futebol, assim como o patrocínio à plataforma de futebol feminino do Cruzeiro (profissional e base). Além disso, antes que o talkshow “Preto no Branco”, no qual a apresentadora Maria Gal discute com convidados pautas sobre racismo, tivesse fechado com uma emissora, a Gerdau já havia abraçado o financiamento da ideia. E o programa estreou este mês, na Band.

Companhia renovou patrocínio ao vôlei (Crédito: Divulgação)

Há dois anos, a empresa lançou o Gerdau Next, que olha para outros mercados de energias renováveis e colaboração com startups. Aqui, a meta é que, até 2030, 20% das receitas não venham do aço. Existem oito empresas que fazem desde estudos de novos materiais, como o grafeno, até soluções em logística e mobilidade. Com isso, a Gerdau agora enxerga a si mesma como plataforma de negócios e não apenas produtora de aço. E os resultados têm vindo: “2021 já foi o melhor resultado da história da Gerdau, em faturamento e em lucro. E o primeiro trimestre deste ano também. Toda essa agenda de mudanças e conexão da companhia com desafios da sociedade estão trazendo resultados para dentro de casa também”, pontua Torres.

Em médio e longo prazos, a ideia é que as ações, da porta para fora, tornem a Gerdau uma love brand na indústria brasileira. Internamente, a empresa abraçou compromissos e metas importantes. Entre fim de 2020 e início de 2021, o programa de bônus dos executivos passou a ser atrelado a metas como o número de mulheres em posições de liderança e redução de dióxido de carbono, mesmo a empresa já tendo posição privilegiada no tema em relação a concorrentes do segmento.

E as ações são necessárias, pois, conforme o próprio executivo ressalta, uma empresa com 121 anos teve a primeira mulher liderando uma unidade de siderurgia há apenas dois anos – Michele Robert, CEO da Gerdau Summit, joint venture com as japonesas Sumitomo Corporation e Japan Steel Works, que atua em peças para fornecimento de energia eólica. As metas, no momento, são até 2025 chegar a 30% de mulheres em posição de liderança e 30% de negros em cargos de liderança. No primeiro caso, a ambição é ter 50%-50% entre homens e mulheres até 2030.

Para conseguir isso, ou seja, que a diversidade não seja apenas atraída, mas se sinta acolhida e deseje permanecer na empresa, estão sendo feitas ações afirmativas e mudanças de políticas que vão desde auxílio maternidade a ter uniformes especiais, pois antes mulheres grávidas simplesmente tinham que usar um uniforme masculino maior. Além disso, se antes uma vaga era anunciada como para “engenheiro de manutenção”, hoje, é “engenharia de manutenção”. Detalhe para alguns, mas uma de muitas ações que podem fazer diferença, na prática, e indicar uma mudança forte rumo a um ambiente empresarial e social mais correto, logo, que realmente tenha futuro.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Projeto quer capacitar publicitários das periferias

    Projeto quer capacitar publicitários das periferias

    Edição 2024 do PerifaCriativa já conta com Ampfy, Suno United Creators, Agência Solano Trindade, Greenpark, BR Media, JNTO, Vitrio e Fillet como empresas madrinhas

  • Série explora marcas que transformaram indústrias

    Série explora marcas que transformaram indústrias

    Com quatro episódios, produção em vídeo de Meio & Mensagem aborda a história dos segmentos de moda, computação, mobilidade e gastronomia