Atendimento ao cliente falha em demandas internas, aponta pesquisa

Buscar

Atendimento ao cliente falha em demandas internas, aponta pesquisa

Buscar
Publicidade

Marketing

Atendimento ao cliente falha em demandas internas, aponta pesquisa

Estudo Panorama de Gestão de Atendimento e Experiência do Cliente no Brasil, feito pela Movidesk, também aponta falhas no tempo de atendimento e falta de automação


28 de julho de 2022 - 18h19

A Movidesk, empresa que trabalha ajudando companhias a estruturarem seu atendimento, realizou a pesquisa Panorama de Gestão de Atendimento e Experiência do Cliente no Brasil. O estudo ouviu 500 pessoas, entre gestores, profissionais e tomadores de decisão. Entre as revelações do levantamento, está o fato de que, para 48% dos entrevistados, a principal dor do atendimento está relacionada à gestão de demandas internas.

 

55,7% dos entrevistados demoram mais de 24h para resolver por completo um atendimento (Crédito: Fizkes/Shutterstock)

Na sequência, aparecem a inviabilidade de integrar tickets de diferentes sistemas (16,7%) e não automatizar a integrar os tickets (13,7%). Por tickets, entendem-se as solicitações de atendimento ou chamados. O estudo também avaliou a longevidade do relacionamento com os consumidores. 61,2% dos entrevistados apresentaram uma média de dois anos. Nesse sentido, 51% consideram que esse acompanhamento da satisfação do público é muito importante e fazem isso todos os dias.

Entre os pesquisados, 49%, no entanto, não acompanham essa métrica diariamente. De olho na importância da área, o levantamento mostrou que mais da metade das empresas estão preocupadas em estruturar equipes de atendimento. Entre elas, 56% contam com equipes que têm de 2 a 10 profissionais. No último ano, para 47% das empresas, houve a saída de 1 a 5 pessoas do time; 27% não registraram nenhum desligamento.

Tempo e eficiência

Com relação ao tempo dedicado a cada atendimento, 28% dos entrevistados registram um tempo médio maior que 30 minutos. Na sequência, 17,2% demoram de 5 a 10 minutos e outros 8,8% demoram entre 10 e 15 minutos. Já 55,7% demoram mais de 24 horas para resolver por completo um atendimento e 19,4% não medem esse indicador.

Para os desenvolvedores da pesquisa, essa média está relacionada com as tecnologias disponibilizadas para as equipes. 43% utilizam um único software de atendimento, enquanto 40% usam de dois a quatro softwares diferentes na operação. A pesquisa também indica que 73% utilizam interfaces com automação, já 26% não fazem uso dessas ferramentas.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • CMO global da Nestlé comenta negócio de chocolates

    CMO global da Nestlé comenta negócio de chocolates

    Aude Gandon esteve no País uma semana antes da Páscoa e falou com exclusividade ao Meio & Mensagem, exaltando força comercial e cultural da categoria

  • Monange expande portfólio e ingressa no segmento de cuidados faciais

    Monange expande portfólio e ingressa no segmento de cuidados faciais

    Marca da Coty, antes restrita a produtos para o corpo, apresenta a linha Monange Facial, desenvolvida para a pele das brasileiras