Empresas listadas na B3 serão cobradas por diversidade

Buscar

Empresas listadas na B3 serão cobradas por diversidade

Buscar
Publicidade

Marketing

Empresas listadas na B3 serão cobradas por diversidade

B3 colocará, a partir de 2023, regra que determina que as companhias de capital aberto tenham, no mínimo, uma mulher e uma pessoa de comunidade minorizada nos conselhos administrativos


18 de agosto de 2022 - 6h00

A B3 pretende estabelecer regras mais claras para que as empresas listadas tenham políticas mais concretas em prol de diversidade de gênero e presença de grupos minorizados em cargos de alta liderança.

 

Conselhos administrativos de empresas terão que ser mais diversos

Empresas de capital aberto terão de ter, no mínimo, uma mulher e uma pessoa preta ou parda, LGBTQIA+ ou com deficiência em seu conselho administrativo (Crédito: UfaBizPhoto/ Shutterstock)

A bolsa de valores abriu nessa quarta-feira, 17, o documento para que as pessoas possam contribuir com sugestões ou ideias para o programa, que visa estimular as companhias a avançarem na questão da diversidade de seus altos cargos hierárquicos.

De acordo com a B3, a proposta é fazer com que as companhias de capital aberto tenham, no mínimo, uma mulher e um integrante de comunidade minorizada em seu conselho administrativo ou diretoria estatutária. O conceito de comunidade minorizada da B3 abrange pessoas pretas ou pardas, pessoas LGBTQIA+ ou pessoas com deficiência.

As empresas listadas na bolsa terão um prazo de dois anos, a partir da vigência da norma, para cumprir essa determinação. A B3 coletará as opiniões da sociedade até 16 de setembro e pretende colocar e medida em vigor a partir de 2023.

Baixa diversidade nas lideranças

A companhia tomou a decisão a partir da análise dos dados de representatividade das companhias listadas: cerca de 60% não têm nenhuma mulher entre seus diretores estatutários e 37% não contam com uma mulher em seu conselho de administração.

Houve, no entanto, uma evolução em relação à presença feminina no conselho de administração das empresas em relação ao estudo anterior feito pela B3, em 2021, principalmente entre as companhias que atuam no que a companhia classifica como Novo Mercado. Nessa categoria, 74% das empresas contam com, ao menos, uma mulher no conselho administrativo.

Se aprovadas as novas regras, as empresas listadas terão até 2025 para comprovar a eleição do primeiro membro que se enquadre nesses quesitos de representatividade ou, então, apresentar justificas para o não-cumprimento da determinação, em uma modalidade que a bolsa classifica como “pratique ou explique”.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Grupo Hope quer contratar mil influenciadoras para suas ações

    Grupo Hope quer contratar mil influenciadoras para suas ações

    Marca de moda íntima abre plataforma para que criadoras de conteúdo se inscrevam; são considerados critérios como engajamento e alinhamento com a empresa

  • Com Marvel, Desimpedidos lança Taça de futebol de sabão

    Com Marvel, Desimpedidos lança Taça de futebol de sabão

    Ação visa promover marketplace da empresa norte-americana e contará com episódios divulgados no canal da produtora