IVC muda critérios para valorizar digital

Buscar

Mídia

Publicidade

IVC muda critérios para valorizar digital

Instituto passa a mensurar circulação das edições impressas com mesmo peso das digitais, que antes eram limitadas a até 29%


26 de fevereiro de 2014 - 9h55

Neste ano, o Instituto Verificador de Circulação (IVC) passa a considerar mais a participação das edições digitais em seus levantamentos.

Desde janeiro, mês em foi realizado o primeiro relatório de 2013, a mensuração já está seguindo três novas regras relacionadas ao peso da versão online, às especificações mais claras sobre os assinantes digitais e ao aumento do desconto máximo permitido – alteração que viabiliza a participação de veículos com assinaturas de menor valor. 

Com a nova análise, a Folha de S.Paulo fica com o primeiro lugar no ranking do IVC, seguida pelo O Globo, Super Notícia e Estado de S.Paulo. 

Antes do ajuste, que reflete o crescimento das edições digitais, o instituto mantinha um limite proporcional ao tamanho do jornal, que variava entre 18 e 29% do total. Agora versões impressas e digitais têm o mesmo peso, 50%.

A valorização das edições digitais está acompanhada de maior transparência na base de assinantes. Os veículos terão que mostrar informações sobre a quantidade de leitores que estão apenas no digital ou em assinaturas sobrepostas, além dos compradores de bancas e dos locais com maior número de assinantes.

Outra mudança apontada foi a elevação do desconto máximo permitido às assinaturas digitais, que passou de 70 para 85% do preço de capa. A nova regra está adaptada aos novos cenários, que por causa da redução dos custos de impressão e de distribuição, tornaram as assinaturas mais baratas.

Segundo reportagem da Folha de S.Paulo, divulgada nesta quarta-feira 26, o reajuste dos critérios segue o que vem acontecendo nos Estados Unidos e na Europa. As novas regras foram acordadas em dezembro do ano passado.
 

wraps

Publicidade

Compartilhe

Comente

“Meio & Mensagem informa que não modera e tampouco apaga comentários, seja no site ou nos perfis de redes sociais. No site, quando o usuário ler a indicação Este comentário foi apagado’ significa que o próprio comentarista deletou o comentário postado. Não faz parte da política de M&M gerenciar comentários, seja para interagir, moderar ou apagar eventuais postagens do leitor. Exceções serão aplicadas a comentários que contenham palavrões e ofensas pessoais. O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.”