Com 46 canais no YouTube, SBT vê seguidores como audiência

Buscar

Com 46 canais no YouTube, SBT vê seguidores como audiência

Buscar
Publicidade

Mídia

Com 46 canais no YouTube, SBT vê seguidores como audiência

Diretor multiplataforma da emissora fala sobre a estratégia de contar com a web como um novo polo de distribuição de conteúdo


22 de novembro de 2017 - 14h07

Equipe multiplataforma da emissora celebra as placas do YouTube que marcam as conquistas de 100 mil e de 1 milhão de seguidores (Crédito: Divulgação)

Ao atingir a marca de 1 milhão de seguidores, os produtores de conteúdo do YouTube recebem o Play de Ouro, uma placa que representa a importante conquista de base de audiência. Na semana passada, o SBT colocou mais três placas douradas em sua estante.

Com uma estratégia de distribuição integral do conteúdo da TV para as plataformas digitais, a emissora aberta vem conquistando marcas importantes no ambiente online. Os canais Carinho de Anjo (dedicado à exibição de vídeos e capítulos da novela), Vlog da Juju (canal existente na trama juvenil, que foi transposto para o universo real) e Programa da Eliana (que exibe as atrações e quadros mostrados no programa semanal). Com essas três placas já são sete o total de quadros de 1 milhão de seguidores que os canais da emissora possuem.

“Nossa estratégia é a de disponibilizar todo conteúdo produzido e coproduzido por nós no YouTube e plataformas próprias, permitindo que nossa audiência possa acessar sempre que quiser, quando quiser e através de qualquer dispositivo ou ponto de contato”, diz Rodrigo Navarro Marti, diretor multiplataforma do SBT.

O desempenho de audiência da emissora no YouTube deve-se, em parte, ao grande interesse do público infanto-juvenil pelas novelas e tramas da casa. Dos 12 canais do SBT no YouTube que ultrapassaram a marca de 100 mil usuários inscritos, cinco são relacionados às novelas infantis (Chiquititas, Patrulha Salvadora, Carrossel, Vlog da Juju e Carinha de Anjo). “Os canais das novelas infantis juntos representam a maior parcela de audiência e de fato este público apresenta um alto nível de engajamento, mas os programas mais populares também têm grande contribuição nessa audiência”, argumenta Marti. Os demais canais que superaram a marca de 100 mil inscritos são de atrações variadas: Câmeras Escondidas, The Noite, Máquina da Fama, Programa Eliana, Programa Silvio Santos, Domingo Legal e Bake Off Brasil.

Atualmente, a plataforma do SBT Online no YouTube é composta por 46 canais. De acordo com a emissora, juntos, eles compõem uma base de 28 milhões de inscritos. A quantidade de vídeos visualizados também é alta: segundo cálculos do SBT, já são mais de 20 trilhões de visualizações.

De acordo com o executivo da área de multiplataforma, essa estratégia da web foi idealizada com a premissa de que a internet nunca foi uma concorrente da TV aberta. “A presença de nosso conteúdo, nas diferentes plataformas, nos permite atender melhor às necessidades de nossa audiência e clientes, aumentando sua fidelização”, conta Marti.

O executivo também conta que o SBT conta com apoio direto do Google, com quem realiza treinamentos e conversas para o desenvolvimento de novas soluções e tecnologias. O próximo passo da emissora será o investimento em conteúdos exclusivos para o YouTube, diferente daquilo que é exibido na TV, “Estamos investindo em novos formatos para aumentar o portfólio de conteúdos exclusivos, pois sabemos que nossa audiência valoriza e quer consumir dessa forma”, complementa.

Publicidade

Compartilhe

Veja também