Quatro fatos sobre a venda da Time

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Mídia

Quatro fatos sobre a venda da Time

Com o desembolso de US$ 2,8 bilhões, Meredith busca trazer maior credibilidade ao seu portfólio


28 de novembro de 2017 - 8h44

O grupo de mídia Meredith Corp., dono de títulos como Better Homes & Gardens e AllRecipes, oficializou, nesta segunda-feira, 27, uma oferta de US$ 2,8 bilhões pela Time Inc, dona da revista homônima e também de outras marcas como Fortune e Sports Illustrated.

Por trás do negócio, que envolve uma dívida bilionária, está um momento conturbado para o grupo que edita a Time e a busca da Meredith em trazer maior credibilidade ao seu portfólio.

Eduardo Tessler, consultor de mídia, lembra que há pouco o grupo recusou proposta semelhante de três investidores ligados à Warner Music. Tessler ressalta os ganhos da Meredith em incorporar títulos tão renomados e faz algumas considerações sobre o negócio:

Das causas:

Problemas financeiros
A empresa tem uma dívida de cerca de US$ 1 bilhão.

 

Estratégia digital
O grupo tem ótimas marcas, mas chegou tarde no mundo digital. Talvez assustado pelo naufrágio da concorrente Newsweek – que tentou pular do papel ao 100% digital e, também sem planejamento, teve de voltar ao papel —, a Time (carro-chefe da companhia) ainda se considera uma revista semanal de informação, e não uma marca multiplataforma. O modelo de negócios é quase que totalmente baseado no papel.

Das oportunidades:

Enriquecimento de portfólio
A Meredith tem uma ótima operação digital, mas está focada em um mercado limitado: as donas de casa, em geral. Tem potencial de crescer muito com novos nichos ao incorporar títulos como Time, Sports Illustrated, Fortune, Enterteinment Weekly.

Negócio
Foi um bom negócio para aumentar o público-alvo, uma vez que a operação com as marcas da Meredith estavam se esgotando. Mas o preço pago é alto para uma empresa que vem perdendo espaço em seu negócio queda em assinantes, queda em publicidade, queda em relevância. Mas um dos poucos grupos que podem aproveitar os ativos da Time Inc (audiência) e transformar isso em dinheiro é o Meredith. Talvez dê certo. É mais barato comprar a reputação das marcas da Time do que lançar novos títulos para “fabricar” audiência.

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