Mídia

“Conteúdo local bem feito atrai atenção mundial”

No CCXP Unlock, evento de negócios da ComicCon, integrantes da produtora Los Bragas, de Alice Braga, defendem estruturas mais enxutas no audiovisual

i 7 de dezembro de 2017 - 5h20

Aconteceu nesta quarta-feira, 6, o CCXP Unlock, evento de negócios da Comic Con experience. Em um painel sobre os desafios da produção audiovisual nacional, estiveram presentes os fundadores da produtora Los Bragas: o diretor Felipe Braga, a atriz Alice Braga e a produtora Rita Moraes.

A produtora, que tem parcerias com HBO, TNT, Warner e YouTube, tem como princípio a simplicidade, mesmo diante de projetos que envolvem altos orçamentos. No início do ano, começou a produzir Samantha! , nova série original da Netflix.

“O modelo de produtora no Brasil está viciado ao histórico de publicidade. Nos Estados Unidos e Europa verá que não tem essa opulência toda. Essa coisa de ter um prédio todo é uma coisa muito brasileira”, opinou Felipe, durante o painel.

Para Felipe, focar na organização da produção não é, necessariamente, insistir no crescimento da estrutura de uma produtora. “Nós somos pouco competitivos e por isso somos caros, mas isso faz parte de adaptar a produção ao restante da realidade mundial. É isso ou ficar reclamando do mercado em sofá de couro”, defendeu.

Rita, produtora da Los Bragas, acredita que é importante criar narrativas com apelo local, antes de pensar no sucesso internacional de um produto audiovisual.

“Se o conteúdo for feito por curadores locais e para o próprio público brasileiro, quando bem feito, faz com que os outros países queiram assistir, naturalmente”, disse. Ela também destacou a necessidade de renovar os formatos narrativos nacionais, da mesma forma com que os formatos online atuais devem levar em conta hábitos como o binge watching.

Um dos exemplos comentados foram as novelas. “Se observarmos o índice de venda de novelas no mercado internacional, vemos que são concentradas em países onde o consumo de TV aberta é muito forte e com alta concentração de meios de comunicação.

A estrutura narrativa de novela no Brasil está rareando e tem de ser adaptada”, argumentou Felipe.