“Conteúdo local bem feito atrai atenção mundial”

Buscar

“Conteúdo local bem feito atrai atenção mundial”

Buscar
Publicidade

Mídia

“Conteúdo local bem feito atrai atenção mundial”

No CCXP Unlock, evento de negócios da ComicCon, integrantes da produtora Los Bragas, de Alice Braga, defendem estruturas mais enxutas no audiovisual


7 de dezembro de 2017 - 5h20

Aconteceu nesta quarta-feira, 6, o CCXP Unlock, evento de negócios da Comic Con experience. Em um painel sobre os desafios da produção audiovisual nacional, estiveram presentes os fundadores da produtora Los Bragas: o diretor Felipe Braga, a atriz Alice Braga e a produtora Rita Moraes.

A produtora, que tem parcerias com HBO, TNT, Warner e YouTube, tem como princípio a simplicidade, mesmo diante de projetos que envolvem altos orçamentos. No início do ano, começou a produzir Samantha! , nova série original da Netflix.

“O modelo de produtora no Brasil está viciado ao histórico de publicidade. Nos Estados Unidos e Europa verá que não tem essa opulência toda. Essa coisa de ter um prédio todo é uma coisa muito brasileira”, opinou Felipe, durante o painel.

Para Felipe, focar na organização da produção não é, necessariamente, insistir no crescimento da estrutura de uma produtora. “Nós somos pouco competitivos e por isso somos caros, mas isso faz parte de adaptar a produção ao restante da realidade mundial. É isso ou ficar reclamando do mercado em sofá de couro”, defendeu.

Rita, produtora da Los Bragas, acredita que é importante criar narrativas com apelo local, antes de pensar no sucesso internacional de um produto audiovisual.

“Se o conteúdo for feito por curadores locais e para o próprio público brasileiro, quando bem feito, faz com que os outros países queiram assistir, naturalmente”, disse. Ela também destacou a necessidade de renovar os formatos narrativos nacionais, da mesma forma com que os formatos online atuais devem levar em conta hábitos como o binge watching.

Um dos exemplos comentados foram as novelas. “Se observarmos o índice de venda de novelas no mercado internacional, vemos que são concentradas em países onde o consumo de TV aberta é muito forte e com alta concentração de meios de comunicação.

A estrutura narrativa de novela no Brasil está rareando e tem de ser adaptada”, argumentou Felipe.

Publicidade

Compartilhe

Veja também