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MTV toca música para os ouvidos das marcas

Em parceria com consultoria Diip, canal transforma análise de consumo musical em dados para auxiliar anunciantes a se conectarem com o público


27 de abril de 2018 - 17h17

Coletâneas reúnem insights que representam as novas tendência no consumo musical (Crédito: Divulgação/Eugênio Goulart)

Nascida da música, a MTV é ciente de que as ondas sonoras são as algumas das mais poderosas vias para se conectar ao sentimento das pessoas. Essa percepção, inclusive, foi reforçada recentemente quando a emissora abriu seus canais nas redes sociais para perguntar à sua audiência o que a música representava para cada um. “Tudo”, “Minha Vida” e “Minha essência” foram alguns dos termos mais utilizados pelo público, o que ajudou a clarear os caminhos da emissora em uma nova jornada de imersão para tentar compreender o universo musical como negócio e reflexo da sociedade.

“A indústria da música é uma das áreas que mais se transformou nos últimos anos. Uma coisa, no entanto, permanece a mesma que é o poder de conexão com a emoção e com o sentimento dos seres humanos. Nunca se ouviu tanta música como hoje em dia e é função da MTV, um canal originado da música, ajudar a compreender os novos caminhos da relação das pessoas com os sons e ritmos”, explicou André Furtado, diretor de trade marketing da Viacom Brasil.

Com o apoio da consultoria Diip, a MTV passou os últimos meses mergulhada em pesquisas e estudos a respeito das novas tendências e comportamentos que cercam o universo musical. “A MTV é referência não só quando falamos de música em si, mas também de todo o comportamento que permeia esse universo. Nosso trabalho foi potencializar a descoberta de tudo em que a música influenciará como tendências em uma visão de futuro, garantindo ainda mais oportunidades de engajamento entre todos os apaixonados por música e conectando-os com as marcas por meio de conteúdo relevante via MTV”, destaca Camila Ghattas, sócia e cofundadora da Diip. De forma prática, a proposta do canal da Viacom e da consultoria é a de construir um material que não apenas orientasse as estratégias de conteúdo da própria emissora, mas também que servisse como uma bússola para as marcas e empresas que queiram fazer da música um elo com seu público alvo.

Coletâneas trazem informações sobre a forma como as pessoas se engajam com os ritmos (Crédito: Eugênio Goulart)

Dessa jornada, surgiu o MTV Music Hack, projeto que o canal começa a apresentar ao mercado publicitário a partir da próxima semana. Os principais insights extraídos da pesquisa feita junto à consultoria a respeito do consumo de música no Brasil deram à origem a quatro frentes, que foram transformadas em coletâneas musicais. Cada uma delas representa um comportamento referente ao consumo musical: engajamento, personalização, interatividade e inesperado.

“De maneira geral, o que esse trabalho nos mostrou é que há um consumo abundante de música, em todas as esferas e canais. E essa abundância dita novos tipos de comportamento. Algumas coisas que fizeram muito sentido no passado, como as tribos musicais, já não possuem mais lógica nessa nova forma de consumo. Não há mais apegos à gêneros. Como classificar a Anitta, por exemplo? Não é só funk, nem só pop. É uma mistura de ritmo. As pessoas aprenderam a fazer um mashup em seu consumo musical”, explica Furtado.

Com esses insights em mãos, a MTV parte para a etapa de compartilhamento das informações com o mercado. “Quando falamos de música, há uma conexão direta com as pessoas. Música está ligada à paixão e a conexão. E algumas marcas estão ampliando sua necessidade de explorar os territórios das paixões para atingir seu público. Então, queremos nos colocar como parceiros de conhecimento para ajudar os anunciantes a entender essa jornada e criar soluções para as pessoas or meio de iniciativas musicais”, comenta o diretor.

Além do suporte externo, todo o estudo também já está servindo de base para a própria MTV reavaliar sua estratégia, segundo o executivo. “Estamos reavaliando nossas atrações e eventos com base nesses conceitos trazidos pelo Hack e buscando novos filtros e formas de criamos conexões mais personalizadas e fortes com a audiência”, pontua.

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