In video advertising: não é feitiçaria, é tecnologia

Buscar

In video advertising: não é feitiçaria, é tecnologia

Buscar
Publicidade

Mídia

In video advertising: não é feitiçaria, é tecnologia

Os desafios e oportunidades do formato que introduz virtualmente marcas e produtos em programas já gravados


30 de janeiro de 2019 - 6h30

Inserção da Ford com o uso do In video advertising (Crédito: divulgação)

Atualizada em 01/02, às 14h40

Quem diz que um produto não pode entrar em cena depois que o roteiro já foi gravado não conhece o formato in video advertising. Na prática, a tecnologia permite a inserção de publicidade em programas já editados, como novelas, filmes, séries e outras produções audiovisuais. Em junho de 2018, a Mirriad começou a operar a tecnologia no Brasil. “Como essas exposições da marca são integradas ao conteúdo, os anunciantes podem ter a certeza de que o anúncio será visualizado pelo público-alvo”, afirma Ana Paula Santamaria, general manager da empresa no Brasil.

Para garantir uma entrega assertiva, a Mirriad criou um sistema de entrega que se chama “ad unit”. Nele, a exposição de 10 segundos pode ser ininterrupta ou dividida em partes não consecutivas, posicionando as marcas nos melhores lugares e na hora certa. Sendo assim, a mensagem de um anunciante pode aparecer em ad units que contenham sinalizações, como outdoors, pôsteres e telas de telefones celulares ou de TV, por exemplo, e também ser combinada com outras mensagens que mostrem o produto da marca.

Atuando agora com a Globosat, a Mirriad, para garantir a qualidade da exibição dos anúncios, submete as inserções de produtos e marcas aos padrões de tecnologia automatizada de medição e controle Visual Impact Score (VIS), validada pela Comscore. Entre os parâmetros avaliados estão itens como exposição mínima, percentual da visibilidade em tela, nitidez, tamanho da exposição em relação à tela e proximidade da ação.

Na visão de Ana Paula, além do potencial de awareness e a agilidade, as vantagens do formato são inúmeras. Uma delas é o custo de produção, já que a tecnologia permite que a inserção seja praticamente uma extensão do comercial de 30 segundos dentro do conteúdo. “Outra vantagem é a escala que as marcas atingem na compra de um único flight da Mirriad, impactando seu target com a presença simultânea em quatro marcas da Globosat (GNT, Multishow, Canal OFF e Telecine) em seus diversos programas, durante uma única campanha”, explica a executiva.

“A parceria exclusiva entre a Globosat e a Mirriad na TV por assinatura nos permite oferecer um campo enorme de possibilidades aos anunciantes. O formato nos agregou o acerto do timing ao oferecer a inserção de publicidade em programas que já foram gravados. Ou seja, com esta novidade ampliamos o escopo criativo em conteúdos já existentes em nossas plataformas, incluindo vídeo sob demanda e digital”, comemora Fred Müller, diretor executivo comercial da Globosat.

Müller também destaca o fato de que o formato permite que o público seja impactado por uma veiculação integrada e contextualizada ao roteiro e com extremo realismo. Sem falar em números, o executivo conta que já teve ótimos resultados em programas do GNT, Multishow e OFF como o “Superbonita”, “Vai Pra Onde” e “Mundo de Medina”. “Na Globosat, vivemos e respiramos a transformação digital. E o in video advertising representa esta aliança entre a tecnologia e a publicidade. Ou como a tecnologia pode revolucionar a forma como conectamos as marcas e os consumidores”, ressalta.

Para Ana Paula, por se tratar de algo novo, um dos desafios da Mirriad é ampliar o conhecimento sobre o formato e sua potencialidade no mercado anunciante. “Cada vez mais o mercado brasileiro vem sendo evangelizado quanto ao formato ad unit in video advertising da Mirriad e o nosso modelo de compra. São os primeiros passos da compra programática na televisão. Estamos construindo cases com várias marcas importantes, entre elas, Ford, Volkswagen, Citröen, Nestlé e Panasonic”, finaliza.

Apesar do comentário da executiva, é importante considerar que a mídia programática não é uma novidade na TV brasileira. Em 2017, a RedeTV, em conjunto com a Unilever, desenvolveu e implementou um modelo que permite a comercialização programática de mídia televisiva e, também, a inserção de anúncios no conteúdo produzido. No final do ano passado, para ampliar a escala do serviço, a emissora fechou uma parceria com a Oath, subsidiária da Verizon, que passou a comercializar todo o seu inventário.

Confira abaixo a mesma cena com e sem a inserção da marca utilizando o in video advertising:

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Meta se une a Trope para ajudar marcas a se comunicarem com a geração Z

    Meta se une a Trope para ajudar marcas a se comunicarem com a geração Z

    Consultoria e big tech criam solução voltada aos Reels que visa auxiliar nos insights, criação e produção de conteúdo por creators

  • Elon Musk X STF: quais os efeitos da polêmica para os anunciantes?

    Elon Musk X STF: quais os efeitos da polêmica para os anunciantes?

    Profissionais de mídia avaliam a delicada situação das marcas que utilizam o X como plataforma de conexão com seu público-alvo