Rádio Cidade, do grupo JBFM, volta ao dial no Rio de Janeiro

Buscar

Rádio Cidade, do grupo JBFM, volta ao dial no Rio de Janeiro

Buscar
Publicidade

Mídia

Rádio Cidade, do grupo JBFM, volta ao dial no Rio de Janeiro

Emissora, que desde julho de 2016 operava apenas na internet, retorna investindo em uma programação musical com foco no rock


5 de fevereiro de 2019 - 10h48

Marca icônica no dial carioca, a Rádio Cidade voltou a operar em uma frequência de FM esta semana no Rio de Janeiro. A emissora, que integra o grupo JBFM, havia migrado para a internet em julho de 2016 e, após um período em que atuou exclusivamente na rede, retorna ao rádio em seu formato original, ocupando novamente a frequência 102,9. Segundo um comunicado, os resultados obtidos na web levaram o grupo a investir no retorno ao dial. No ano passado, informa o texto, foram cerca de 7 milhões de conexões no streaming, sendo mais que a metade via o aplicativo, que conta com 400 mil downloads; em média, a Rádio Cidade online atinge 200 mil ouvintes únicos por mês.

Seguindo sua identidade original, a Rádio Cidade investirá em uma programação musical voltada para o rock, com músicas que vão da década de 1970 ao começo deste século, mas também abrindo espaço para lançar novidades. Paralelamente, ela amplia a atuação na internet, com mais três canais de áudio presentes no site e também no aplicativo: o Classic Rock, o 80 e o Stereozero. Para acompanhar este novo momento da rádio, ela apresenta uma nova identidade visual, que relaciona a tipografia da marca original com o clássico microfone cápsula dos estúdios de rádio. O desenho preserva as formas mais importantes da marca original, trazendo uma releitura contemporânea com novas cores e tipografia. O estúdio de design Tundra Studies assina o projeto. O foco da Rádio Cidade continuará no público jovem/adulto, na faixa entre 25 e 49 anos, da classe AB. Comercialmente, além de oferecer espaços publicitários em sua programação, há a intenção de promover ativações e projetos especiais em espaços físicos no Rio de Janeiro, além de utilizar  variadas plataformas.

A Rádio Cidade foi fundada em 1º maio de 1977 e teve grande destaque no dial entre os anos 80 e a primeira metade de 2000. Ela foi a pioneira na formação de uma rede via satélite de afiliadas e repetidoras próprias por todo o Brasil. Nesta época, sua programação era voltada para o público jovem, com sucessos de vários estilos musicais, tendo ênfase em pop e rock. Entre 2000 e 2006, após uma mudança, a Rádio Cidade tornou-se afiliada à rede Rádio Rock comandada a partir de São Paulo pela 89 FM; na época, mudou de nome para Cidade, a Rádio Rock contando com programas consagrados como Rock Bola e a Hora dos Perdidos. Em março de 2014, depois de um período fora do dial, devido a um grande apelo nas redes sociais e contando com apoio de grandes nomes da música nacional, a rádio voltou a ocupar a frequência 102,9, desta vez em carreira solo, voltada para um perfil mais jovem. Neste formato, permaneceu no ar até 2016 quando migrou para o digital. De volta ao dial, ela substituirá a Rio FM, rádio voltada para o segmento popular que funcionou entre março de 2018 e janeiro de 2019.

*Crédito da foto no topo: Anthony/Pexels

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Meta se une a Trope para ajudar marcas a se comunicarem com a geração Z

    Meta se une a Trope para ajudar marcas a se comunicarem com a geração Z

    Consultoria e big tech criam solução voltada aos Reels que visa auxiliar nos insights, criação e produção de conteúdo por creators

  • Elon Musk X STF: quais os efeitos da polêmica para os anunciantes?

    Elon Musk X STF: quais os efeitos da polêmica para os anunciantes?

    Profissionais de mídia avaliam a delicada situação das marcas que utilizam o X como plataforma de conexão com seu público-alvo