Mídia

NYT alcança 4,4 milhões de assinaturas digitais

Crescimento de quase 200 mil assinantes no segundo trimestre em comparação ao mesmo período de 2018 vem em meio à queda de lucro operacional

i 7 de agosto de 2019 - 13h57

Crédito: Denise Tadei

O lucro operacional da The New York Times Company caiu de US$ 40 milhões para US$37,9 milhões no segundo semestre deste ano, em comparação ao mesmo período do ano anterior. Os dados foram publicados pelo jornal em comunicado aos investidores. Segundo o texto, a queda foi resultado do esforço continuo do jornal em manter o crescimento do número de assinantes por meio da valorização de sua equipe jornalística e do investimento em conteúdo.

Nos 12 meses anteriores a junho, foram quase 200 mil novas assinaturas online dentro do grupo. Com isso, o jornal mantém a expectativa de atingir 10 milhões de inscrições até 2025. Atualmente, são 4,4 milhões. “Novas subscrições cresceram mais rápido do que esperávamos”, afirma Mark Thompson, presidente do grupo. Mesmo assim, “não é só sobre construir o crescimento de assinantes imediatos, mas sobre manter isso no médio e longo prazo”, diz.

A receita de publicidade digital chegou a crescer 14% em comparação ao mesmo período de 2018. Isso, em parte, é decorrente das entregas publicitárias dos podcasts da marca e dos serviços criativos do jornal. A expectativa de Thompson, entretanto, é que o segundo semestre do ano seja “mais desafiador em publicidade digital do que o primeiro”. Em conferência telefônica com investidores, o executivo afirmou que espera um decréscimo de um dígito neste segmento, apesar de entender que ainda há demanda forte pela compra da mídia.

A receita total do grupo, por sua vez, aumentou 5,2% em comparação ao segundo semestre de 2018, alcançando US$436,3 milhões. A de assinaturas cresceu 3,8%, e a de publicidade, 1,3%. Já a categoria outras receitas atingiu a marca de 29,7% de acréscimo, em parte por conta da estreia do programa The Weekly, em parceria com Hulu e FX.

Agora, com a receita de anúncios digitais chegando a US$58 milhões, o New York Times alcança quase metade de sua receita de publicidade vinda de compra de mídia para suas plataformas online. Atualmente, a vertente representa 42,8% da receita de publicidade do grupo.