Visando eleições de 2020, plataformas debatem fake news
Conduzido pela presidente do comitê eleitoral americano, evento nos EUA reunirá Facebook, Google e Twitter para discutirem novos tipos de notícias enganosas
Do Advertising Age
Plataformas como Google, Facebook e Twitter foram convidados por Ellen Weintraub, presidente da Federal Election Comission (FEC, espécie de Tribunal Superior Eleitoral americano), para explorar maneiras de combater a desinformação digital nas eleições de 2020. Segundo o site Politico, o simpósio vai ocorrer durante todo o dia de 17 de setembro e vai focar em fake news.

Facebook faz nova campanha contra fake news
Ellen Weintraub vai conduzir o evento que também incluirá acadêmicos, funcionários do congresso e organizações políticas. Porta-vozes do Facebook e do Twitter disseram que as empresas estão planejando participar. O Google não respondeu aos pedidos de comentário do AdAge.
Também participam da coordenação do evento a Global Digital Policy Incubator no Stanford Cyber Policy Center e a PEN America, entidade que reúne escritores e outros profissionais do meio literário na defesa da liberdade de expressão e de direitos humanos. A FEC, como agência regulatória, não está diretamente envolvida.
Mais eventos desse gênero devem ocorrer à medida em que se aproximam as eleições presidenciais de novembro de 2020 nos EUA: a corrida anterior, em 2016, simbolizou a primeira grande corrida eleitoral marcada pela utilização de estratégias publicitárias de hiper-segmentação em plataformas digitais, especialmente pelo caso envolvendo a consultoria Cambridge Analytica. Neste ano, um evento internacional no Canadá já havia convidado executivos das plataformas para debater o problema e o Parlamento Britânico resolveu criar novas regulamentações envolvendo o Facebook depois de ter sediado um evento internacional sobre o tema. Em 2018, Mark Zuckerberg e Sundar Pichai chegaram a ser convocados pelo Congresso Americano para deporem sobre o impacto político de suas plataformas.
*Crédito da foto do topo: FL-Photography / iStock
**Crédito da foto em destaque: MicroStock Hub/ iStock