Com Watch, Facebook quer fortalecer engajamento em vídeo
Parceria anunciada com criadores como Porta dos Fundos, Kondzilla e Desimpedidos visa criar um ambiente de conversa entre fãs na plataforma
Esta semana, o Facebook anunciou as primeiras produções feitas com exclusividade para o Facebook no Brasil pelo Comedy Central, Desimpedidos, Kondzilla, Porta dos Fundos, Tastemade e Mov, a produtora de vídeos do UOL. Cada canal ou produtora de conteúdo veiculará entre duas a quatro séries de oito episódios cada ainda este ano. Ao todo, serão 180 vídeos. Mais novidades estão previstas para 2020.

Crédito: Divulgação/Facebook
Outro objetivo é desenvolver a interatividade em grupo na rede como acontece nos comentários e no Watch Parties, ferramenta que permite usuários assistirem à vídeos com os amigos em tempo real. Thiago diz que o Facebook também firmou acordo com influenciadores digitais. O Facebook Watch também tem os direitos de transmissão da UEFA Champions League e da Copa Libertadores.
Esse ambiente social é a moeda de troca do Facebook para os parceiros. De acordo com Thiago, o público se engaja e se conecta de diferentes maneiras com os episódios. “Os creators disponibilizarão conteúdos exclusivos em uma plataforma onde poderão socializar e se conectar com os fãs de uma forma diferente”, afirma. Os canais e produtoras podem monetizar os vídeos com intervalos comerciais.O Desimpedidos tem séries voltadas a desafios ligados ao esporte, apresentações de diferentes modalidades do futebol e das coleções de Bolívia, um dos apresentadores do canal. O Porta dos Fundos produz rodas de conversa com os atores e uma viagem pela história do comediante Rafael Portugal com o bairro Realengo, no Rio de Janeiro, onde foi criado. O Comedy Central traz Lucas Inutilismo ensinando métodos de criar gambiarras inúteis e Thiago Ventura apresentando a “quebrada” para convidados especiais. O UOL traz celebridades para apresentar encontros sobre mulheres na música, a vida sertaneja, os bastidores da causa animal e maternidade. A Kondizilla produz quatro séries sobre bastidores da criação de um funk, uma introdução às vertentes do gênero musical com Dani Russo, um talk-show com astistas e uma série acompanhando os bastidores da turnê do MC Fioti. Já o Tastemade conta com programas sobre culinária com objetos em miniatura, um bate papo com Pipoca sobre séries, e conversas sobre amor e sexo com Bertha Salles, ex-participante do reality Tastemakers: A Competição.
Além do Brasil, cinco países (Estados Unidos, Alemanha, França, Espanha e México e Reino Unido) já contavam com produtos exclusivos para o Watch. A decisão de apostar no Brasil como próximo passo se deu pelo número de usuários na rede social, cerca de 132 milhões, o que torna o País um dos com maior presença no Facebook. Nos Estados Unidos e na Europa, a plataforma já conta com produções originais, mas não tem previsão para lançamentos desses conteúdos internacionais no Brasil.