Época e Galileu devem sair de circulação em 2020

Buscar

Época e Galileu devem sair de circulação em 2020

Buscar
Publicidade

Mídia

Época e Galileu devem sair de circulação em 2020

Após demissões de jornalistas, Editora Globo deve apresentar reorganização no ano que vem, mantendo os títulos apenas no digital


27 de novembro de 2019 - 16h42

Capa da edição de 20 anos da revista Época, publicada em 2018 (Crédito: Divulgação)

A Editora Globo prepara mudanças em suas publicações para o próximo ano. Profissionais da empresa consultados por Meio & Mensagem confirmaram que, a partir de 2020 as revistas Época e Galileu passarão a contar exclusivamente com versões no digital. Procurada pela reportagem, a Editora Globo não confirmou as informações até a publicação desta matéria.

A primeira edição da revista Época circulou em 23 de maio de 1998, com 250 mil exemplares. Antes atuando de forma independente, desde o ano passado sua redação passou a operar de forma integrada com os veículos da Infoglobo – O Globo, Extra e Expresso. Na ocasião, as redações da Época em São Paulo e Brasília passaram a operar como sucursais, também integradas ao Globo e ao Extra. Um comunicado publicado na ocasião, informava que as mudanças visavam o fortalecimento editorial das marcas.

No ano passado, a Época passou a ser distribuída junto com o jornal O Globo e o Valor Econômico, para incrementar a sua circulação e atingir um novo público. Desde agosto deste ano, a Editora Globo suspendeu este movimento e a Época voltou a ser um produto único. Ainda em 2018, ela ganhou um novo projeto gráfico e editorial, em comemoração aos seus 20 anos no mercado. A publicação passou a investir em reportagens com narrativa literária, como perfis  de personagens conhecidos ou descobertos por sua equipe, e episódios de vida de personagens nacionais e internacionais. Também apostou em matérias fora do eico Rio-SãoPaulo-Brasília.

Em setembro deste ano, após a publicação de uma reportagem envolvendo Heloísa Bolsonaro, mulher do deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), a diretora de redação da revista Época, Daniela Pinheiro, pediu demissão, movimento acompanhado pelo redator-chefe Plínio Fraga e pelo editor Marcelo Coppola. Para escrever a matéria que levou ao desligamento dos profissionais, o jornalista João Paulo Saconi participou de sessões de coach com Heloísa. Em um comunicado divulgado na época, o Conselho Editorial do Grupo Globo afirmou ter sido um erro tornar a nora do presidente Jair Bolsonaro uma pessoa pública ao participar de seu coaching online.

Por sua vez, a revista Galileu está no mercado desde 1998. Ela foi lançada como uma marca de cultura geek, trazendo um conteúdo que foca na ciência para mostrar que “as coisas são como são, e não como deveriam ser”, informa o site da publicação. A Galileu tem objetivo de, além de informar, dar voz e empoderar causas importantes da sociedade e da ciência.

Segundo dados do IVC, em outubro de 2018, quando era encartada nos jornais O Globo e Valor, a revista Época contava com uma circulação mensal da edição impressa de 250.222 mil exemplares. Em setembro deste ano, já vendida individualmente, este número caiu para 91.556. No digital, a Época registrou circulação mensal de 265.382 em outubro de 2018, contra 83.972 em setembro de 2019.

Já a Galileu teve uma circulação mensal de sua edição impressa de 53.162 em outubro de 2018, também segundo o IVC, enquanto em setembro deste ano este número havia caído para 46.887. No digital, em outubro do ano passado sua circulação foi 16.851, e, em setembro deste ano, a Galileu registrou um pequeno aumento, alcançando 17.101.

Jornais

Uma série de demissões de jornalistas realizada nos últimos dias também chamaram a atenção sobre o momento dos jornais da Infoglobo. Acompanhando este movimento de redução de equipe, fontes da empresa consultadas pelo Meio & Mensagem apontaram que as mudanças na equipe terão impacto nos produtos da Infoglobo em 2020. Entre elas, deverá haver uma descontinuação do jornal popular Expresso, além de alterações nos jornais de bairros do Extra. Os suplementos de Niterói e da Barra seriam afetados, com a redução de formato e dias de circulação.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Veículos prestam homenagem aos 30 anos da morte de Ayrton Senna

    Veículos prestam homenagem aos 30 anos da morte de Ayrton Senna

    Globo, SporTV e Record preparam conteúdo especial para homenagear o piloto brasileiro

  • Os influenciadores mais procurados no primeiro trimestre de 2024

    Os influenciadores mais procurados no primeiro trimestre de 2024

    Pesquisa realizada pela Influency.me indica os perfis de creators mais buscados e aponta que o investimento em marketing de influência deve aumentar nos próximos meses