Warner Bros. firma acordo com startup de inteligência artificial
Parceria com a Cinelytic vai usar sistema de gerenciamento de projetos por machine learning e IA para auxiliar na tomada de decisões na fase inicial de produções

Apesar de não garantir qual será o próximo sucesso, tecnologia é capaz de ajudar na tomada de decisões e prever desempenho nos cinemas (Crédito: Warner Bros. Entertainment)
A inteligência artificial está ganhando espaço no mundo do cinema. Nesta quarta-feira, 8, a Warner Bros. anunciou publicamente seu contrato com a startup de gerenciamento de projetos por machine learning e IA Cinelytic. A ideia é que o algoritmo da empresa ajude na tomada de decisões na produção de filmes e seja capaz de prever seu desempenho com o público.
Segundo informações do site The Hollywood Reporter, a Warner pretende aproveitar os dados e análises preditivas do sistema para orientar as decisões durante as fases iniciais de desenvolvimento das produções. A tecnologia também seria responsável por mensurar o valor de determinada celebridade no território em que o filme será exibido e quantas pessoas ele levará aos cinemas e outras plataformas de exibição.Apesar de não garantir total assertividade na hora de escalar qual filme será um sucesso, a plataforma irá poupar tempo e dinheiro dos executivos, dando parâmetros para soluções em distribuição, marketing, embalagens e até na escolha das datas de lançamento. A tecnologia também promete ser eficiente em festivais, quando as empresas precisam precificar uma produção em pouco tempo.

HBO lança tecnologia interativa para Cinemax
O avanço da inteligência artificial no cinema tem dividido opiniões entre os profissionais. Por serem treinadas com dados históricos, as ferramentas de machine learning tendem a focar em padrões que levaram a sucessos passado, o que não garante que as previsões agradem a audiência no futuro. Por outro lado, as ferramentas são capazes produzir análises mais rápido do que seria possível com a capacidade humana.
*Crédito da foto no topo: iStock