VODs diminuem qualidade para preservar banda larga

Buscar

VODs diminuem qualidade para preservar banda larga

Buscar
Publicidade

Mídia

VODs diminuem qualidade para preservar banda larga

Medida de empresas como Globoplay, Netflix e YouTube busca evitar colapso do sistema de infraestrutura de internet


23 de março de 2020 - 9h58

Série Aruanas, do Globoplay. Na foto: Clara (Thainá Duarte), Verônica (Taís Araújo), Natalie (Débora Falabela) e Luiza (Leandra Leal). Crédito: Divulgação/Fabio Rocha

A Globo anunciou no nesse domingo, 22, que não transmitirá conteúdo em altíssima qualidade (4K e full HD) no Globoplay ou em suas outras entregas digitais, como os sites GShow e Globo Esporte. A medida visa aliviar o peso da transmissão junto às fornecedoras de internet durante o período de distanciamento social indicado pelo Ministério da Saúde, em decorrência da pandemia causada pelo novo coronavírus.

Segundo a empresa, isso deve ajudar a evitar um possível colapso da infraestrutura de conexão banda larga no País e manter a qualidade do serviço em todas as plataformas.

Outras companhias de VOD vêm anunciando medidas similares ao redor do mundo. A Netflix anunciou que reduzirá a resolução de suas transmissões na União Europeia e em Israel. A estimativa do bloco europeu é de que a medida reduza o consumo de dados da plataforma em 25%.

Assim como na Europa, a mudança no Estado judeu foi motivada por um pedido de autoridades locais para que a plataforma reduzisse seu uso de banda. As medidas serão implementadas gradualmente durante essa semana.

No bloco, Amazon Prime Video,  YouTube e Apple também reduziram o consumo de internet após os pedidos das autoridades.

Ao portal Omelete, a Netflix afirmou que estuda realizar o mesmo movimento no Brasil. Em janeiro, a plataforma divulgou que possui quase 15 milhões de assinantes no País — quase o mesmo número de usuários de TV paga.

 

**Crédito da imagem no topo: Tero Vesalainen/iStock

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • SporTV, Premiere, Band: veja quem transmitirá a Série B do Campeonato Brasileiro

    SporTV, Premiere, Band: veja quem transmitirá a Série B do Campeonato Brasileiro

    Competição de futebol estará disponível no formato multiplataforma, com TV aberta e por assinatura, pay-per-view e digital

  • Por que a publicidade direcionada pode ser banida nos EUA?

    Por que a publicidade direcionada pode ser banida nos EUA?

    American Privacy Rights Act pode implicar uma possível proibição do compartilhamento de informações de consumidores para publicidade direcionada