Vix traz plataforma de streaming gratuita ao Brasil

Buscar

Vix traz plataforma de streaming gratuita ao Brasil

Buscar
Publicidade

Mídia

Vix traz plataforma de streaming gratuita ao Brasil

Aplicativo oferece filmes, séries, documentários e novelas e é monetizado por inserções de publicidade


13 de agosto de 2020 - 8h08

Interface do Vix Cine e TV oferece filmes, séries, novelas, documentários e conteúdo infantil (Crédito: Reprodução)

Nessa sexta-feira, 14, a plataforma de conteúdo Vix faz sua entrada no segmento dos streamings no Brasil. A empresa traz ao País a Vix Cine e TV, plataforma de conteúdo que reúne filmes, séries, documentários, novelas e outros tipos de conteúdo de entretenimento e que, desde outubro de 2019, já está presente em outros mercados da América Latina.

A ideia de entrar no segmento de streaming – que a cada dia se torna mais competitivo com a adesão de novos players – surgiu a partir da própria atuação da Vix. “Começamos, há anos, a fazer muitos vídeos para as plataformas sociais, em todas as redes, atraindo milhões de pessoas. A partir daí já enxergamos uma oportunidade no alto consumo de vídeo no meio digital. Fomos aumentando o tempo dos vídeos e vendo o interesse das pessoas em consumirem conteúdos mais longos. A partir daí começamos a planejar como entrar no segmento de streamings”, conta Rafael Urbina, CEO da Vix.

Para que o projeto do Vix Cine e TV ganhasse estrutura de forma mais ágil, a companhia adquiriu, no ano passado, a Pongalo, empresa de streaming com sede em Los Angeles, focada na exibição de conteúdo para o mercado latino-americano. Em língua espanhola, a plataforma já possui mais de 20 mil horas de conteúdo disponível.

Serviço gratuito
Assim como a versão hispânica, a Vix Cine e TV que chega nesta semana ao Brasil será gratuita. O aplicativo poderá ser baixado por usuários de smartphones iOS e Android e, também, em alguns modelos de smarTVs.
O modelo de negócio difere daquele adotado pelas maiores empresas de streaming do mundo (como Netflix e Prime Video), que oferecem o conteúdo às pessoas mediante pagamento de assinatura mensal. Na Vix Cine e TV, o usuário não pagará nada para consumir os conteúdos, que são monetizados por meio da exibição de inserções publicitárias durante a exibição.

Na opinião do CEO da Vix, esse modelo da AVOD (ad-supported vídeo on demand) tem uma grande oportunidade para crescer no mercado brasileiro. “As projeções são de que o advertising vídeo deva crescer e até ultrapassar, em termos de usuários, o subscription (modelos por assinatura). Essa uma opção interessante para as pessoas, já que boa parte da população não tem condições financeiras de assinar e pagar por tantos serviços de streaming”, pontua Urbina.

Além da facilidade para o usuário, o executivo pontua uma vantagem no modelo para as marcas. Conforme mais pessoas passarem a consumir serviços de streamings, segundo ele, as marcas foram perdendo a possibilidade de impactar esses consumidores com suas mensagens, uma vez a maior parte dos grandes players trabalham com o modelo de assinaturas, sem publicidade. Esse movimento, na visão de Urbina, exige dos anunciantes a presença em outras plataformas, para retomar o contato com a audiência. “Pesquisas da Nielsen feitas nos Estados Unidos, mostram que as pessoas de 18 a 34 anos consomem mais streaming do que conteúdo nas plataformas tradicionais. Isso traz um desafio interessante par as marcas pois, nos serviços de SVOD, não é possível falar com essa audiência. Por isso que acredito que os modelos de negócio com publicidade podem representar um novo caminho para que os anunciantes se conectem com a audiência, sobretudo com o público mais jovem”, aposta.

A versão em português da plataforma terá uma curadoria de conteúdo feita diretamente pelos profissionais da base da Vix, em Los Angeles, e outra, realizada por uma equipe de São Paulo. Nessa fase inicial, a plataforma oferece séries como Bitten, Gracepoint, Haven e filmes como Vingança Tardia, Marco Zero e A Obsessão. Em breve, também estarão no app as séries infantis Galinha Pintadinha e Palavra Cantada.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Disney une Disney+ e Star+ em um só streaming em junho

    Disney une Disney+ e Star+ em um só streaming em junho

    Nova plataforma terá seções das marcas Disney, Pixar, Marvel, Star Wars e National Geographic, além de novos planos de assinatura

  • Globo amplia receita de publicidade e tem lucro de R$ 838,7 milhões em 2023

    Globo amplia receita de publicidade e tem lucro de R$ 838,7 milhões em 2023

    Balanço da Globo Comunicação e Participações revela receita total de R$ 15,13 bilhões ao longo do ano anterior