Mídia

Para Natal, Porta dos Fundos faz sátira política em Atibaia

Campanha do 7º especial de Natal do Grupo tem maior investimento em comunicação da empresa

i 23 de novembro de 2020 - 6h00

Intitulado “Teocracia em Vertigem”, em referência do documentário “Democracia em Vertigem”, de 2019, este ano a satira segue um formato documentário e faz um paralelo entre a política, polarização e demais questões globais com os tempos de Cristo. O longa será lançado em 10 de dezembro no canal do YouTube da produtora.

 

Peças incluem outdoors, faixas aéreas, TV, mídia digital e outros formatos(Crédito: Divulgação/Porta dos Fundos)

Já a divulgação é a maior já feita pelo grupo. O Porta dos Fundos apostou em uma comunicação com o mote “Jesus Vai Voltar” que, por si, se refere a continuação da tradição e com a advertência “#NãoAssista ao Especial de Natal do Porta dos Fundos” para lembrar ao público que eles podem escolher não assistir. Em 2019, o especial, que foi distribuído na Netflix, foi criticado por retratar Jesus como homossexual e enfrentou julgamentos no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro e Supremo Tribunal Federal. A decisão final do STF foi manter o longa no ar.

“Certamente, esse é o maior investimento de campanha que o Porta já fez. A decisão de apostar na comunicação é para ampliar o nosso público e promover ainda mais o Especial do Porta dos Fundos, um conteúdo que já faz parte da tradição Natal no Brasil”, diz Christian Rôças, CEO do Porta dos Fundos. A VMLY&R participou do planejamento estratégico e de mídia, mas a criação foi desenvolvida pela produtora.

“A nossa expectativa é que o Porta dos Fundos encontre divirta as pessoas e alcance um público ainda maior do que já viemos conquistando ao longo desses oito anos de vida”, complementa. Segundo o grupo, os cinco primeiros especiais publicados no YouTube acumulam 25.6 milhões de visualizações. Os últimos dois, lançados na Netflix, estarão disponíveis no canal do YouTube a partir de dezembro.

O primeiro estágio do plano de marketing envolve a instalação de outdoors em pontos de Atibaia (SP) incluindo a frase “Por que depositaram 89 mil moedas de prata na conta da ex-mulher de Judas?”. A cidade é estratégica pois foi onde Fabrício Queiroz, ex-assessor do senador Flávio Bolsonaro, foi preso para investigação do Esquema das Rachadinhas e onde o ex-presidente Lula tem um sítio que culminou, dentre outros fatos, a sua condenação por corrupção.

A campanha também contempla faixas aéreas estampando outras frases por praias do Rio de Janeiro e de São Paulo. Na segunda fase da campanha, quando o especial já estiver disponível, a comunicação ganha filmes para TV aberta e nos canais da ViacomCBS e conteúdo nas redes sociais do Porta dos Fundos.

**Crédito da imagem no topo: Ajwad Creative/iStock