Sob nova gestão, Rádio Itatiaia planeja modernização

Buscar

Sob nova gestão, Rádio Itatiaia planeja modernização

Buscar
Publicidade

Mídia

Sob nova gestão, Rádio Itatiaia planeja modernização

Comprado por Rubens Menin em maio, veículo redefine estrutura corporativa para moldar atuação a um cenário multiplataforma


30 de setembro de 2021 - 8h03

Diogo Gonçalves assumiu a presidência da rádio (Crédito: Divulgação)

Fundada em 1952 pelo jornalista Januário Laurindo Carneiro na cidade de Nova Lima, região da Grande Belo Horizonte, a Rádio Itatiaia inicia um capítulo inédito em seus quase 70 anos de trajetória. Em maio, a emissora foi adquirida pelo empresário Rubens Menin, cofundador e presidente da MRV Engenharia e que vem, nos últimos anos, expandindo seus negócios para o universo da mídia. Menin foi o viabilizador financeiro – e, desde março deste ano é o único sócio – da CNN Brasil, versão nacional do canal jornalístico que entrou no ar em março de 2020.

Agora, com a Itatiaia, o empresário terá a oportunidade de explorar outro meio de comunicação em seu estado natal e de levar ao veículo um novo modelo de gestão que preserve a tradicional atuação nos campos do jornalismo e do esporte ao mesmo tempo em que posiciona a Itatiaia como uma emissora da era multiplataforma.

Essa responsabilidade de conduzir a emissora sob essa nova perspectiva foi passada a Diogo Gonçalves, escolhido para assumir a presidência da Itaiaia. Com formação em comunicação social com ênfase em publicidade, o executivo vem das empresas do grupo Menin, tendo sido gestor de relações com investidores e de planejamento financeiro da Log. Antes, foi, por 12 anos, executivo da área de relação com investidores na Usiminas. Foi o próprio Menin que, em maio, indicou seu nome para a condução da rádio, projeto que ele abraçou com a perspectiva de implementar uma nova lógica organizacional.

“Assim que recebi esse desafio do Menin decidi me doar e fazer o melhor possível. Procurei estruturar esse processo de gestão em dois pilares: a manutenção da essência familiar e a tradição e a implementação de um novo modelo de governança. A Itatiaia tem uma essência muito forte de cuidado com as pessoas e um ambiente familiar, construído há muito tempo. Precisamos manter esses pilares e continuar construindo essa proximidade”, conta o executivo.

Para essa primeira frente, Gonçalves conta que, desde o início de sua gestão, vem procurando, semanalmente, ter encontros com colaboradores de diversas áreas da rádio para estreitar os laços e conhecer mais a fundo a operação.
Na outra ponta, está o desafio de dar um caráter mais corporativo à gestão. Por quase sete décadas, a Itatiaia foi conduzida pela família Carneiro e, agora, a diretoria já começa a estruturar uma nova estrutura de comando.

“Criamos um comitê editorial e outro comercial, além de uma governança corporativa. O Menin, que é presidente do conselho, participa de reuniões mensais para olharmos o passado e, a partir dele, definirmos os próximos passos da empresa”, conta o presidente. Na prática, a gestão de Gonçalves já implementou um plano de negócios que passou pela organização do fluxo de caixa e pela definição de metas para os próximos três anos. “Temos 46 afiliadas e cinco emissoras próprias no território de Minas Gerais, atingindo cerca de 800 municípios. Instituímos uma área de inovação para planejar a forma como queremos a Itatiaia no futuro, do ponto de vista de rede e de distribuição, mantendo a excelência daquilo que o grupo construiu nas áreas de jornalismo e de esportes”, revela.

Entre esses planos para uma atuação mais direcionada ao futuro está o relançamento do aplicativo da rádio e do site e também um projeto de revitalização da marca Itatiaia, completa seu 70º aniversário em janeiro de 2022. A direção já está trabalhando nesses projetos, que devem começar a ser apresentados ao público e ao mercado publicitário nos próximos meses.

Pela nova gestão também passa a definição de uma nova lógica comercial. O presidente da rádio alerta para a importância da adequação às necessidades atuais dos anunciantes e em relação ao que eles esperam dos meios de comunicação. “Antigamente as empresas tinham um budget e selecionam os veículos em que queriam investir. Isso já mudou muito e é necessário criar e envelopar produtos que atendam às necessidades específicas dos anunciantes. Temos uma área de eventos que permite a criação de ações customizadas e que envolvam o nosso conteúdo com a proposta da marca. O mundo mudou e temos de nos adaptar a ele”, garante.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • BBB 24: Seara é a marca mais mencionada da edição do reality

    BBB 24: Seara é a marca mais mencionada da edição do reality

    Seara, Chevrolet, iFood, Stone e Amstel integram o top cinco das marcas mais mencionadas nos 100 dias do BBB 24

  • Meta se une a Trope para ajudar marcas a se comunicarem com a geração Z

    Meta se une a Trope para ajudar marcas a se comunicarem com a geração Z

    Consultoria e big tech criam solução voltada aos Reels que visa auxiliar nos insights, criação e produção de conteúdo por creators