Brandcast 2021: YouTube aposta em formatos e transmissões
Plataforma destacou seu investimento em social commerce, o impacto da plataforma para as marcas e a transmissão esportiva
Na edição deste ano do Brandcast, evento anual do YouTube para agências e anunciantes, a plataforma retomou as novidades lançadas pela plataforma no ano, como o Shorts, as que ainda estão por vir, como um botão que direciona o usuário à compra do produto que viu no vídeo, e o impacto da empresa na economia brasileira.

Criadores Vítor Dicastro e Amanda Mendes apresentaram cases de marcas (Crédito: Reprodução/YouTube)
De acordo com dados obtidos pela plataforma através de pesquisas com 3.900 usuários, 900 criadores de conteúdo e 500 negócios, em 2020 o ecossistema criativo do YouTube contribuiu com cerca R$ 3 bilhões para o PIB brasileiro (Produto Interno Bruto), gerando 122 mil empregos no período.
Dentre os dados apresentados pelo YouTube nesta edição do Brandcast, alguns foram exclusivos. Em uma pesquisa encomendada à Talkshoppe pelo Google, foi descoberto que 91% dos brasileiros consideram que o YouTube os ajuda a aprender algo novo. O estudo foi realizado em julho de 2021 com 2000 entrevistados de 18 a 65 anos por todo o País. Segundo os respondentes, o YouTube tem conteúdo de alta qualidade (83%) e que não conseguem encontrar em nenhum outro lugar (74%).
Em relação às marcas, a pesquisa demonstrou que a plataforma tem apelo comercial. Dos entrevistados, 63% afirmam que ver conteúdo pago ou anúncios faz com que fiquem mais propensos a comprar um produto da marca e 76% deles dizem que o conteúdo a que assistem no YouTube os ajuda a decidir o que comprar.
Como em todo ano, o YouTube apresentou campanhas pensadas para a plataforma que obtiveram bons resultados. Uma das campanhas detalhadas foi a “Já olhou no QuintoAndar?”, da Gut São Paulo para o QuintoAndar. A empresa queria se posicionar na liderança de seu segmento, que é pulverizado, e conversar com seus diferentes perfis de clientes por praças em todo País.
A marca desenvolveu uma estratégia baseada em dados e com formatos e mensagens específicas para cada um desses públicos. Com dados e resultados do YouTube e do Quinto Andar, a campanha era otimizada a cada semana. Como resultado, o Quinto Andar melhorou sua percepção em 37 praças e se tornou líder de buscas no seu mercado em seis delas. Segundo o YouTube, o custo por lift user caiu em 50% e a marca conquistou 5% em awarness. A campanha, que iria durar 30 dias, durou três meses.A plataforma também detalhou um investimento da Samsung que decidiu usar o YouTube como laboratório de aprendizagem e criou uma estratégia de quatro fases. A cada nova fase, a empresa incorporava um novo elemento da campanha, seja novos formatos, produtos ou novo target. O custo por consideração caiu 71%.
No evento, Luiza Trajano, presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza, também compartilhou sua trajetória enquanto criadora de conteúdo para a plataforma. Em entrevista a apresentadora Astrid Fontenelle, a empresária contou que viu no YouTube uma forma de se conectar aos pequenos e médios empreendedores. Além de considerar o espaço um jeito de atingir diversas audiências. Durante a pandemia, Luiza estreou o programa “Eu nunca pensei que”, no qual entrevista personalidades de diferentes mercados. “O YouTuber ajudou a profissionalizar o pequeno empreendedor. Não tem como você estar no digital e não estar no YouTube”, afirmou.
Entre outras novidades além da funcionalidade de social commerce, o YouTube aproveitou para reforçar os pacotes comerciais que tem disponíveis para marcas que desejam estar com a plataforma durante a transmissão do Paulistão 2022. São eles: o Pacote “Jogo é Jogado”, com participação de criadores gamers; “Chama no VAR”, com criadores de conteúdo sobre tecnologia; e “Torcendo com Geral e Hora da Resenha”, com criadores de culinária e entretenimento. A plataforma prepara inovações, como a possibilidade do espectador trocar o narrador do jogo e disponibilizará os melhores momentos dos jogos no Shorts.A plataforma da Alphabet também anunciou dois Originals: o reality Futuro Ex-Porta, com Porta dos Fundos, estreia em 30 de outubro; haverá também a série documental Abre Alas, com Agnes Nunes, em que a cantora Agnes Nunes contará histórias de cantoras negras que abriram portas para as gerações mais novas.
A agência R/GA foi responsável pelo conceito criativo, produção e pós produção do evento.
**Crédito na imagem no topo: Rawpixel.com/Shutterstock