As estratégias de conteúdo do SBT no YouTube

Buscar

As estratégias de conteúdo do SBT no YouTube

Buscar
Publicidade

Mídia

As estratégias de conteúdo do SBT no YouTube

Carolina Gazal, gerente de conteúdo digital da emissora, explica como a plataforma vem ajudando a ampliar o alcance e também os negócios do canal


21 de janeiro de 2022 - 6h05

Praticamente todas as atrações da emissora, como o Programa Silvio Santos, tem seu conteúdo disponível na íntegra na plataforma (Crédito: Reprodução)

Por alguns anos, as plataformas digitais foram vistas como concorrentes dos veículos de TV, tanto pelo fato de disputarem a atenção do público como pelo fato de exibir trechos de conteúdos produzidos pelos canais de TV. Conforme o tempo passou, as plataformas digitais, como o YouTube, começaram a ser vistas como aliadas no processo de interação com a audiência.

Para o SBT, já há alguns anos, a plataforma de vídeos do Google tornou-se um importante pilar de distribuição e amplificação de conteúdo. De acordo com a emissora, a soma de todos os canais das atrações e marcas do SBT no YouTube alcançou a marca de 6 bilhões de visualizações no fim do ano passado, com mais de 700 milhões de horas assistidas. Recentemente, a emissora divulgou a informação de que o consumo de vídeos em seus canais no YouTube cresceu 21% no ano passado em comparação com 2020.

A gerente de conteúdo digital do SBT, Carolina Gazal, diz que a emissora atribui esse crescimento à estratégia de segmentar os interesses da audiência por canal. Além disso, a executiva cita as novidades da grade do ano passado que, por consequência, acabaram também atraindo as pessoas também para o YouTube, como os conteúdos relacionados às transmissões de futebol, ao programa Fantástica Máquina de Sonhos, as Câmeras Escondidas, além das atrações do pilar do SBT Games e do conteúdo jornalístico.

Como estratégia, o SBT distribui 100% de sua programação própria no YouTube. Logo depois de ir ao ar na TV aberta, todos os programas da grade ficam disponíveis na plataforma de vídeos. “Temos a consciência de que muita gente não consegue acompanhar a programação no horário da TV e deixamos disponível para a população assistir a hora que quiser e quantas vezes quiser”, diz a diretora. Ela esclarece que as únicas atrações que não vão para o YouTube são as resultantes de algumas parcerias que a emissora possui, por conta de restrições contratuais.

Carolina Gazal, gerente de conteúdo digital do SBT (Crédito: Lourival Ribeiro/SBT)

Em média, o SBT publica 56 vídeos por dia no YouTube. No ano passado, entre os canais que atingiram melhor desempenho de audiência estão o SBT News, o Câmeras Escondidas, o The Noite, o Bake Off Brasil e Programa Raul Gil.

Na visão de Carolina, o YouTube traz uma audiência complementar ao universo da emissora. “Não enxergamos o digital como concorrência e sim como uma unidade de negócio independente e sustentável. O YouTube tem participação fundamental na jornada digital do SBT”, conta.

O fato de ter dezenas de diferentes canais para hospedar suas atrações na plataforma – em vez de consolidá-los em um único ambiente – está relacionado a uma estratégia de distribuição de conteúdo e também comercial. Segundo a diretora, tanto os espectadores quanto os anunciantes precisam de um ambiente seguro para assistir aos vídeos preferidos e veiculas suas campanhas. “Entendemos que uma mãe se sinta mais tranquila deixando os filhos assistirem a uma playlist no canal da TV Zyn, por exemplo, sabendo que não vai encontrar nenhum conteúdo inadequado para a idade deles”, explica. A diretora também diz que os anunciantes preferem conectar seus produtos a um programa específico e que as vendas realizadas pela emissora procuram combinar TV e digital.

Para este ano, Carolina antecipa que o SBT planeja conteúdos exclusivos para a plataforma, como a segunda temporada da série Lambe Lambe, com Bela Fernandes, além de conteúdos relacionados ao esporte, como a Fut Live, Mauro Explica e Magazine. No YouTube, a emissora também irá estrear o programa De Malas Prontas, apresentado por Guto Abranches, que irá destacar os desafios e oportunidades para o setor de turismo. Novos quadros nos pilares de games também estão na lista.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • BBB 24: Chevrolet é a marca mais mencionada na 15ª semana

    BBB 24: Chevrolet é a marca mais mencionada na 15ª semana

    Chevrolet, Seara, Oi Fibra, iFood e Centrum integram o top cinco das marcas mais mencionadas na última semana do BBB 24

  • SporTV, Premiere, Band: veja quem transmitirá a Série B do Campeonato Brasileiro

    SporTV, Premiere, Band: veja quem transmitirá a Série B do Campeonato Brasileiro

    Competição de futebol estará disponível no formato multiplataforma, com TV aberta e por assinatura, pay-per-view e digital