Google pede falência na Rússia, após confisco do governo

Buscar

Google pede falência na Rússia, após confisco do governo

Buscar
Publicidade

Mídia

Google pede falência na Rússia, após confisco do governo

Empresa continuará a oferecer seus serviços gratuitos, como a busca, YouTube, Gmail e Maps, aos usuários


19 de maio de 2022 - 13h16

Subsidiária do Google na Rússia entrou em pedido de falência após ter suas contas confiscadas pelas autoridades do país, impedindo o funcionamento da companhia, segundo um porta-voz da empresa. Ao Financial Times, o porta-voz disse que o confisco tornou insustentável o funcionamento do escritório na Rússia, incluindo pagar funcionários, fornecedores e vendedores, e cumprir outras obrigações financeiras.

 

(Crédito: 400tmax/iStock)

Não é de hoje que a reação entre o Google e as autoridades russas está tensa. Em abril, a unidade local do Google foi multada em 11 milhões de rublos (US$ 173.000) por não excluir vídeos da Ucrânia do YouTube, o que Moscou considerou “conteúdo proibido”. Além de ter se recusado a apagar conteúdos que o governo considera ilegal, a empresa também restringiu alguns canais governamentais no YouTube, no contexto do conflito com a Ucrânia.

Segundo a Reuters, o banco de dados do Serviço Federal de Oficiais de Justiça da Rússia mostra duas apreensões vinculadas ao Google desde meados de março. O serviço confirmou à agência de notícias que havia confiscado os ativos e propriedades do Google.

O Google não confirmou imediatamente se outros confiscos ocorreram. Em nota, publicado no Fedresurs, registro oficial da Rússia, nesta quarta-feira, 18, a subsidiária enviou “um aviso da intenção de se declarar insolvente”. “Desde 22 de março de 2022, (a empresa) prevê a sua própria insolvência e incapacidade de cumprir obrigações”, disse.

Apesar disso, a empresa afirmou que vai continuar a oferecer seus serviços gratuitos, que incluem a busca, YouTube, Gmail, Maps, Android e Play aos usuários russos.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Google proíbe anúncios de conteúdo político no Brasil

    Google proíbe anúncios de conteúdo político no Brasil

    A partir das eleições municipais deste ano, a publicidade relacionada a candidatos políticos não poderá mais ser impulsionada pelo Google Ads

  • TikTok nos EUA: Biden sanciona lei que pode banir plataforma

    TikTok nos EUA: Biden sanciona lei que pode banir plataforma

    Projeto de lei determina que ByteDance venda sua participação na rede social a um comprador norte-americano em até 270 dias