Montreal: outra cidade-luz, desenhada pela tecnologia

Buscar

Montreal: outra cidade-luz, desenhada pela tecnologia

Buscar
Publicidade

Opinião

Montreal: outra cidade-luz, desenhada pela tecnologia

Como Paris, a capital do Quebéc impressiona pelo uso da luz como elemento de identidade


22 de maio de 2019 - 15h55

 

Vista de Montreal (Crédito: Pixabay)

Paris e Montreal tem mais em comum do que seu DNA francês. As duas impressionam pelo uso da luz como elemento de identidade da cidade.

É claro que Paris por sua história e dimensão se destaca. Entretanto, Montreal vem construindo uma imagem onde a luz aparece como elemento importante na valorização da cidade aos olhos do mundo.

Projetos de light design cuidadosamente planejados em cada detalhe valorizam os edifícios históricos que surgem na paisagem da cidade. Por outro lado, sendo um dos principais polos de inteligência artificial do planeta e cada vez mais se destacando como um hub de inovação e tecnologia, a cidade desenvolveu dois importantes projetos unindo tecnologia e luz.

O primeiro deles é o Aura. Ocupando o espaço interior da Basílica de Notre Dame, um impressionante jogo de luzes, som e projeção mapeada transforma a percepção visual de sua arquitetura e apresenta, de maneira não linear, algumas imagens representando trechos da Bíblia. Surpreende que um projeto tão audacioso, de transformação de um espaço sagrado em uma experiência sensorial, tenha sido aprovado e implementado.

Outro projeto é o Cité Mémoire. Com o objetivo de resgatar a história da cidade e a autoestima de seus habitantes, o projeto apresenta filmes curtos produzidos para contar alguns momentos marcantes da história de Montreal. O suporte utilizado é a própria cidade, mais especificamente as paredes cegas de alguns edifícios. Através do app disponível nas lojas de aplicativos, qualquer pessoa pode dar início à projeção e ter a oportunidade de ouvir o áudio explicando o acontecimento em quatro diferentes línguas: francês, inglês, espanhol e mandarim.

Desde sua criação, o projeto Cité Mémoire passou a ser uma importante fonte de conteúdo para as escolas, uma vez que os professores usam os recursos visuais para reforçar as informações históricas transmitidas em sala de aula. Outra contribuição do projeto é para o turismo, uma vez que vez se transformou numa das atrações da cidade.

Inovação, conteúdo, tecnologia e ousadia são recursos que Montreal vêm utilizando para reforçar sua identidade e assim competir por um espaço significativo neste mundo globalizado onde as cidades, como qualquer outra marca, lutam para atrair público e investimentos.

*Crédito da foto no topo: Pixabay 

Publicidade

Compartilhe

Veja também