Por que Venture Building é a maneira mais bem-sucedida para as grandes corporações inovarem

Buscar

Por que Venture Building é a maneira mais bem-sucedida para as grandes corporações inovarem

Buscar
Publicidade

Opinião

Por que Venture Building é a maneira mais bem-sucedida para as grandes corporações inovarem

A vida das empresas continua em declínio, a inovação desempenha um papel chave cada vez mais importante no desempenho econômico das empresas.


18 de agosto de 2022 - 6h00

(Créditos: Shutterstock)

Durante as últimas três décadas, o mundo dos negócios tem observado atentamente o crescimento e a inovação alimentados por startups – e com razão. Seis das 10 maiores empresas de tecnologia da atualidade não existiam naquela época. Mas ao nos fixarmos tanto neste segmento de criação de valor, talvez estejamos esquecendo coletivamente uma oportunidade ainda maior: o negócio estabelecido como uma máquina inicial.

Historicamente, quando se fala em grandes empresas que se tornam empreendedoras, na maioria das vezes se trata de fusões e aquisições ou de gigantes que se envolvem em aventuras corporativas. Diante da necessidade de uma ação mais ousada para proporcionar um crescimento sustentado e lucrativo, as empresas já estabelecidas estão agora em transição para a construção de negócios totalmente novos a partir do zero. Este conceito vai contra a sabedoria acadêmica tradicional que sugere que as empresas se apeguem ao negócio principal. Mas dado o ritmo de ruptura atual, “ficar na sua pista” não é mais uma estratégia viável.

A crise de Covid-19 só acelerou esta realidade: A vida das empresas continua em declínio, a inovação desempenha um papel chave cada vez mais importante no desempenho econômico das empresas.

Venture building é uma abordagem para a construção de um novo negócio. Onde uma típica jornada empresarial pode começar com um fundador com uma ideia apaixonada, venture building começa com a ideia primeiro. A equipe para gerenciar este novo negócio é contratado em seguida. Venture builders geralmente criam uma série de negócios em série, como uma linha de produção

Se você trabalha em uma grande empresa ou em uma organização multinacional, a inovação é essencial para trazer sustentabilidade, longevidade e viabilidade ao seu negócio. Cada uma das estratégias mencionadas pode contribuir para o sucesso da inovação. Na economia de hoje – onde a vida útil das empresas está diminuindo e a mudança é o único fator estável – nenhuma é uma estratégia infalível.

Ao construir um negócio isolado fora da organização, descobrimos que a construção de novos negócios aumenta as chances de sucesso da inovação e atenua a força da interrupção. Quer eles acabem como um negócio spin-off ou sejam integrados de volta à organização, esta liberdade dá ao negócio a oportunidade de romper com muitos dos fatores que contribuem para inovações mal-sucedidas.

Um fator crucial é que, embora o novo negócio seja de propriedade da corporação, o novo negócio é independente em sua capacidade de organizar e operar, desde que tenha um ajuste estratégico com os objetivos da corporação. O novo negócio pode ser fundamentalmente diferente – em termos de valores, modelos de negócios e/ou capacidades – de sua matriz. Isto permite o contorno dos principais desafios em inovação – burocracia, estrutura organizacional, falta de adesão dos funcionários – e que se torne um novo mercado com os recursos de uma empresa e o impulso empreendedor de uma empresa em fase de crescimento.

Corporações precisam desenvolver a capacidade de lançar inovações disruptivas tão rápido quanto, e não mais rápido, do que as startups para se manterem competitivas. Para vencer, as corporações não apenas precisam criar novos produtos e trazê-los ao mercado, mas criar um sistema que construa modelos de negócios testados no mercado e à prova de futuro, de forma consistente, rápida e econômica. A prática do Venture building faz exatamente isso, reduzindo o risco do investimento da organização e aumentando a sustentabilidade, a viabilidade e a longevidade da inovação. Como resultado, venture building está rapidamente se tornando o novo padrão da inovação.

As empresas gostam de venture builders porque isto parece ser menos arriscado do que o investimento padrão de venture capital – e a empresa consegue ter mais entrada no negócio que é construído. Tudo isso enquanto ainda aproveita um pouco da agilidade e do mundo das startups.

Um exemplo de um produto construído por venture builders é o da companhia aérea Qantas, que lançou uma empresa de seguro saúde. Com o seguro de saúde Qantas, os clientes podem ganhar milhas extras. Dando ao seguro um pool mais saudável de segurados e, claro, essas milhas se traduziram em mais vôos na Qantas Airways.

Esta abordagem não cria necessariamente mais unicórnios, mas ela minimiza o risco de falhas da empresa. Um número muito alto de startups que saem dos venture builders continua vivo.

Ganhando acesso a uma reserva de talentos diferente

Uma das principais características da construção de novos negócios por venture builders é que eles envolvem um grande apoio em torno das empresas. Venture builders possuem uma equipe de profissionais que ajudam essas empresas a começar – cientistas de dados, designers e consultores de negócios que trabalham em todas as empresas do portfólio.

Pessoas que trabalham em grandes corporações e empreendedores tendem a ser diferentes tipos de pensadores, com diferentes limiares de risco. As Startups têm apetite por risco e têm fome de se movimentar rapidamente, enquanto as corporações podem se mover mais lentamente e ter um crescimento mais previsível.

Venture Building é a simbiose entre empreendedores e corporações. Ela reúne talentos de todos esses grupos – empreendedores por sua capacidade em construir e know-how externo, intraempreendedores por sua disposição de burlar as normas enquanto ainda conhecem bem a corporação, e a própria entidade corporativa com recursos aos quais uma empresa em fase inicial nunca teria acesso.

 

Caminho para o sucesso

Não existe um modelo único para a inovação corporativa. Com a mentalidade correta, as corporações podem usar a criação de novos negócios para fazer mais do que ganhar participação no mercado e desbloquear a inovação dentro da organização. Elas também podem impulsionar um crescimento econômico considerável para toda uma nação.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • O que as conversas de bastidores do Web Summit Rio dizem sobre o futuro da tecnologia?

    Conversei, observei e andei bastante pelo Riocentro e decidi compartilhar 3 percepções que me chamaram muita atenção nas conversas

  • Sobre barreiras transponíveis

    Como superar os maiores desafios do marketing com a gestão de ativos digitais