Amanco: chegada pela porta da frente
Como uma marca estrangeira se aproximou do consumidor brasileiro em um mercado tão competitivo
Como uma marca estrangeira se aproximou do consumidor brasileiro em um mercado tão competitivo
Meio & Mensagem
14 de setembro de 2015 - 8h02
O ano era 2006 e o cenário adverso: lançar uma marca num mercado dominado por uma única empresa que, além da liderança, tinha na bagagem a criação de propagandas memoráveis. Há cerca de uma década, o segmento de tubos e conexões foi chacoalhado pela chegada oficial da Amanco ao setor.
O desafio era grande: apresentar uma marca de fora do Brasil e sua tecnologia para consumidores finais e instaladores de produtos. O caminho escolhido foi provocativo. No seu primeiro filme, assinado pela DM9DDB, a marca colocou um tigre andando para trás no comercial, em referência à líder do mercado, a Tigre. “É fácil para um tigre chamar todo mundo de mico quando não se tem um concorrente à altura…”, dizia o ator. Esse foi o pulo do gato inicial para a Amanco dobrar a sua participação de mercado de 16%, em 2006, para 34% neste ano.
“Não havia histórico da marca, por isso, foi preciso um pensamento absolutamente diferente. Tivemos a ousadia de buscar a aceleração do conhecimento das pessoas trazendo o concorrente como referência. Cada vez que o consumidor lembrasse de Tigre, a Amanco vinha junto”, afirma Alcir Gomes Leite, copresidente da DM9DDB, que detinha a conta da marca em 2006. O publicitário conta que a estratégia contemplava ainda a abordagem da internacionalização da Amanco para valorizar a questão da tecnologia, além de reforçar que, com o lançamento, o brasileiro tinha oportunidade de escolha. “Era preciso estabelecer na cabeça do consumidor que ele teria opção”, reforça Patricia Barreros, gerente de marketing e comunicação da Mexichem Brasil.
Leia também:
– Dove: uma marca em busca da real beleza
– Skol, a marca que cresce redondo
– Fiat, uma jornada de inovação e ousadia
– Sky: entretenimento e storytelling
– Ipiranga: planejamento e consistência
– Friboi: simplicidade e pioneirismo
– Itaú, a pedra preta preciosa
– Havaianas: as pegadas que todos querem seguir
Essa história é contada com detalhes na edição do especial #Propaganda ConstróiMarcas que contempla os bastidores da construção de marca da Amanco. Semanalmente, Meio & Mensagem publica uma reportagem especial do projeto que reúne dez marcas. Na semana passada, a marca em destaque foi a Dove. O principal objetivo do #PropagandaConstróiMarcas é mostrar a contribuição e a importância das agências de propaganda na construção de importantes marcas brasileiras. Durante a próxima semana será apresentado o bastidor da construção da marca Coca-Cola.
Compartilhe
Veja também
Prefeitura de São Paulo interrompe projeto do “Largo da Batata Ruffles”
Administração Municipal avaliou que a Comissão de Proteção à Paisagem Urbana precisa dar um parecer sobre o projeto; PepsiCo, dona da marca, diz que parceria é de cooperação e doação e não um acordo de naming rights
Natal e panetones: como as marcas buscam diferenciação?
Em meio a um mercado amplo, marcas como Cacau Show, Bauducco e Dengo investem no equilíbrio entre tradição e inovação, criação de novos momentos de consumo, conexão com novas gerações, entre outros