América Móvil divulga estrutura para Rio 2016
Empresa é patrocinadora e fornecedora das Olimpíadas e Paralimpíadas através da Claro, Embratel e NET
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Teresa Levin e Teresa Levin
8 de junho de 2016 - 18h09
A expectativa é de que os Jogos Rio 2016 sejam os mais conectados de todos os tempos, com uma transmissão de dados pelo menos quatro vezes maior que as Olimpíadas de Londres. E, para colocar toda a estrutura necessária de pé, a América Móvil, dona das marcas Claro, Embratel e NET, utilizará toda a estrutura instalada pelo Grupo no País, que inclui 181 mil quilômetros de cabos ópticos, 17 mil quilômetros de cabos submarinos, 17 mil Estações Rádio Base de Telefonia Móvel (ERBs), oito satélites em órbita e cinco data centers. Ao todo, a América Móvil investiu R$ 30 bilhões no mercado brasileiro nos últimos três anos e parte deste montante foi direcionada para a estrutura dos Jogos.
“Há quatro anos não existia 4G no Brasil. Desde 2015 estamos investindo em uma consolidação das operações para soluções completas e integradas para pessoas, marcas e empresas”, observou o presidente da América Móvil José Félix. Ao lado de executivos do grupo, ele detalhou o planejamento da empresa para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 nesta quarta-feira, 08, em uma coletiva de imprensa no Rio de Janeiro que marcou o primeiro encontro público após a união das marcas Claro, Embratel e Net em 2015.
Félix se disse otimista em relação ao cenário brasileiro, apesar da atual situação econômica. “Vislumbramos oportunidades de crescimento no País e continuaremos investindo baseados em nossos três pilares: crescimento, inovação e qualidade”, falou. Apesar disso, ele afirmou que os investimentos no mercado nacional podem cair, caso o cenário não melhore. “Estamos investindo a mesma quantidade do ano anterior mas, se vamos ou não atingir o total de 2015, dependerá do nosso crescimento. Se houver uma queda no Brasil, podemos ter uma redução de 10 a 20%”, antecipou, sem detalhar números.
Apesar do cenário desfavorável, Félix lembrou que o desempenho das marcas do grupo no País tem sido positivo. “Gostaríamos de uma situação diferente da que encontramos hoje, entretanto o grupo vem ganhando market share. É líder de crescimento no pós-pago, na TV por assinatura, banda larga fixa e internet móvel, comparando com os outros concorrentes”, revelou. Ele reconheceu uma queda entre os usuários de pré-pago, principalmente nas classes C-, D e E. “Que são mais suscetíveis à crise mas esperamos uma retomada”, concluiu.
Backbone Olímpico Embratel
A estrutura da América Móvil como fornecedora de telecomunicações dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 incluirá 370 quilômetros de fibra ótica. A rede olímpica terá velocidade de 40 Gigabits por segundo, para conectar mais de 60 mil pontos de acesso. Eles serão distribuídos em mais de cem venues, incluindo aí as arenas e outros locais de competição ou apoio. Se no começo da elaboração da operação para os Jogos a empresa contava com 10 profissionais destinados ao evento, até o fim dos Jogos a área terá mais de três mil pessoas.
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