Assinar

Arenas de futebol de São Paulo apostam em inovação

Buscar

Arenas de futebol de São Paulo apostam em inovação

Buscar
Publicidade
Marketing

Arenas de futebol de São Paulo apostam em inovação

Espaços buscam startups capazes de trazer soluções voltadas para impactar economicamente o ambiente esportivo ao redor dos clubes


28 de setembro de 2023 - 13h51

Allianz Parque investe em projeto para otimizar as operações para rentabilizar o espaço (Crédito: Divulgação)

Na última semana o Allianz Parque se uniu ao Arena Hub para criar o Programa de Inovação Cidade Allianz Parque. A casa do Palmeiras, considerada uma das mais modernas da América Latina, agora foca em criar um programa para a aprimorar as arenas inteligentes no Brasil.

Dessa forma, a proposta é trazer startups que invistam em soluções inovadoras e impactem no mercado esportivo. Isso significa que um dos objetivos da WTorre, ao iniciar o processo com o Allianz Parque, é otimizar as operações para rentabilizar o espaço.

“Nesse movimento buscamos elevar ainda mais a qualidade das experiências e serviços que oferecemos, bem como aprimorar a cada dia nossa operação, tornando-a mais inovadora”, afirma CEO da WTorre Entretenimento, Claudio Macedo. O Head de Inovação do Arena Hub, Fernando Patara, corrobora afirmando que essas conexões são importantes para o ecossistema. “O programa também permite que as empresas se insiram e estabeleçam conexões importantes dentro do ecossistema, algo fundamental no cenário atual do mercado de startups”

O projeto de inovação é uma continuação do Arena Viva, que conta com serviços como Tour Allianz Parque, 3 restaurantes (Braza, La Coppa e Nagairô), Base Coworking e Parque Mirante para os frequentadores. Tudo isso tem um olhar voltado a uma operação que tenha eficiência energética, inclusão, governança, reciclagem, lixo zero, sistemas integrados, inteligência artificial, dentro da agenda ESG.

Além do projeto Arena Viva, o Allianz é palco para jogos e shows. Neste ano, a expectativa é de bater o número de 39 espetáculos musicais. Com isso, o aprimoramento do Programa de Inovação Cidade Allianz Parque visa impactar e impulsionar essas experiências no local. “A gestão responsável e eficiente da arena também tem impacto financeiro, pois otimizar custos faz parte da estratégia de melhorar processos”, complementa o executivo.

Arenas inovam e investem

Esse movimento, no entanto, já é recorrente nas arenas paulistas. O São Paulo anunciou, em julho de 2022, a criação do Inova.São, em parceria com a a Deboo e a Sportheca. No caso do tricolor, o foco era levantar R$ 6 milhões em investimentos em três anos, com objetivo de desenvolver o desempenho esportivo e novas fontes de receita.

O centro de inovação aberta funciona no estádio do Morumbi, na área do Morumbi Concept Hall, e é como um coworking que reúne startups. Esse projeto faz parte do processo de inovação esportiva do clube, que se iniciou com a criação da Diretoria de Inovação.

Porém, diferente do Allianz, o projeto do Morumbi trabalha com três pilares direcionados ao clube e torcedores. “Dentro dos três principais temas cabe muita coisa, não só as sportechs, startups de esportes, mas qualquer startup que venha ajudar o São Paulo crescer e ser o clube que ele é”, explicou Eduardo (Edu) Paraske, sócio da Deboo, no evento de apresentação do projeto. Os temas citados pelo executivo são performance esportiva, aumento de engajamento de base de fãs e torcedores e aumento de receita do clube.

Desenvolvendo regiões

Além dos dois rivais, o Corinthians também passou a investir em um hub em suas dependências. Neste caso, o HubFiel é destinado a ser um espaço para gerar oportunidades. Segundo o clube, esse será o ecossistema de negócios que visa integrar diferentes verticais. Desse modo, o alvinegro pretende desenvolver soluções dedicadas à empreendedores que possam impactar os negócios na Zona Leste paulistana.

“Inauguramos o HubFiel, o coworking da Neo Química Arena. Nosso estádio tem duas vertentes. Uma delas é o templo do futebol, a casa do torcedor corintiano. E a outra é ser arena multiuso. Proporcionamos muitas experiências, temos uma infinidade de bares, restaurantes, música, show, academia, faculdade, mega store”, explicou Gilberto Corazza, superintendente de desenvolvimento de novos negócios do Corinthians e gestor comercial da Neo Química Arena, no C2B: Corinthians to Business 2023. Assim, evento foi destinado à área de negócios e reuniu executivos do clube e parceiros. O objetivo da instituição era apresentar as iniciativas que podem gerar novas fontes de receita.

Publicidade

Compartilhe

Veja também