Assinar

Banco do Brasil recria faces de personalidades negras

Buscar

Banco do Brasil recria faces de personalidades negras

Buscar
Publicidade
Marketing

Banco do Brasil recria faces de personalidades negras

Instituição financeira utilizou IA para recriar as faces de Maria Felipa, Tereza de Benguela e Luiza Mahin que eram retratadas sem rosto


20 de dezembro de 2024 - 17h25

Tereza de Benguela é uma das líderes que teve a face recriada pelo Banco do Brasil (Crédito: Divulgação)

Tereza de Benguela é uma das líderes que teve a face recriada pelo Banco do Brasil (Crédito: Divulgação)

Como parte do projeto Faces Negras Importam, que visa resgatar a história de lideranças negras, o Banco do Brasil recriou a face de três mulheres negras da história brasileira.

Desse modo, a instituição financeira contou com recursos de inteligência artificial e o auxílio das pesquisadoras acadêmicas Aline Najara da Silva Gonçalves, Rejane Mira e Silviane Ramos Lopes da Silva, para apresentar um rosto para essas personalidades que sempre foram representadas pela mesma imagem, a “Mulher Negra de Turbante”. A ação foi realizada pela WMcCann.

Os nomes escolhidos foram Maria Felipa de Oliveira, que liderou um grupo de guerreiras negras e indígenas que lutaram pela liberdade e independência da Bahia; Tereza de Benguela, rainha quilombola do século 18 que manteve o quilombo e seu povo em segurança, trabalhando junto a um conselho para as tomadas de decisões por décadas; Luiza Mahin, quitandeira que distribuía mensagens por meio do seu tabuleiro de doces para ajudar na organização da Revolta dos Malês.

A partir de agora, o Banco do Brasil disponibiliza as imagens com os rostos de cada uma delas para toda a sociedade.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Festival de Verão Salvador 2025 bate recorde de receita em patrocínios

    Festival de Verão Salvador 2025 bate recorde de receita em patrocínios

    Edição de 2025 do festival conta com cerca de 20 marcas parceiras, entre elas, Banco do Brasil, Tim, Amstel, Coca-Cola, Nivea e Smirnoff

  • Média de avaliações de bares e restaurantes no Google é de 4,3 estrelas

    Média de avaliações de bares e restaurantes no Google é de 4,3 estrelas

    Estudo da Abrasel, em parceria com a Harmo, revela que mais de 83% dos reviews desses estabelecimentos tiveram 4 ou 5 estrelas