Bradesco e Arteris com Miró no Tomie Ohtake
Mostra com 112 obras também tem apoio de Akzo Nobel, Braskem e Sertrading
Mostra com 112 obras também tem apoio de Akzo Nobel, Braskem e Sertrading
Meio & Mensagem
19 de maio de 2015 - 8h00
Depois de atrair grande volume de público com as exposições de Yayoi Kusama e Salvador Dalí, recentemente, o Instituto Tomie Ohtake deverá repetir esse poder de atração de audiência a partir do próximo domingo, 24, quando terá início a mostra “A força da matéria”, do artista catalão Joan Miró (1893-1983).
Os patrocinadores são Bradesco e Arteris, com apoio da Akzo Nobel, Braskem e Sertrading. As empresas viabilizaram a chegada ao Brasil de 112 obras, entre esculturas, pinturas, desenhos gravuras e objetos que serviram como ponto de partida para algumas das esculturas do artista. As peças pertencem à Fundação Joan Miró e a coleções particulares. Depois de São Paulo, onde fica até 16 de agosto, a mostra segue para o Museu de Arte de Santa Catarina, em Florianópolis, em exibição que vai de 2 de setembro a 14 de novembro.
Os curadores da exposição “A força da matéria” dividiram a mostra em três grandes períodos cronológicos essenciais para a carreira de Miró. O primeiro, “Anos 30 e 40”, aborda o início da preocupação do artista com a matéria e a subversão da pintura clássica “de cavalete”; o período é marcado pela Guerra Civil Espanhola e Segunda Guerra Mundial. Miró começa a trabalhar com colagens e sobreposição de diversos materiais. Nos “Anos 50 e 60”, o artista lança mão de várias técnicas e experimentações e as esculturas se destacam. Já nos “Anos 70”, ele segue questionando o sentido final da arte e cria uma coleção de gravuras.
O movimento fauvista, que utilizava cores intensas e liberdade de formas e teve entre seus expoentes Henry Matisse e Maurice de Vlaminck, foi uma das grandes influências de Miró. O artista catalão também se aproximou dos movimentos de vanguarda, como o Cubismo de Pablo Picasso e do Surrealismo. Mas sempre buscou manter-se independente de todos.
Compartilhe
Veja também
Amstel, L’Oréal e Sephora se destacam na Parada do Orgulho LGBT+
Estudo da Buzzmonitor destaca ainda que a cobertura do evento e as celebridades que marcaram presença nele também movimentaram as conversas nas redes sociais
Tatá Werneck resolve “crises da Neosa” em campanha de Neosaldina
Na ação, atriz interpreta uma atendente da Central de Crises da Neosa, que soluciona as dores de cabeça com ideias nada convencionais