Brasileiro é o novo diretor-geral da OMC
Roberto Carvalho de Azevêdo assume o posto na Organização Mundial do Comércio
Roberto Carvalho de Azevêdo assume o posto na Organização Mundial do Comércio
Meio & Mensagem
7 de maio de 2013 - 3h12
Nesta terça-feira, 7, a Organização Mundial do Comércio (OMC) elegeu o brasileiro Roberto Carvalho de Azevêdo como diretor-geral da entidade. A disputa final, entre Azevêdo e o mexicano Herminio Blanco, foi acirrada até o último minuto. Segundo informações da Agência Brasil, ainda não foram revelados os números de votos obtidos pelos concorrentes. O novo diretor-geral substituirá o francês Pascal Lamy e assumirá o cargo em 31 de agosto.
O brasileiro recebeu o apoio do Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), das nações de língua portuguesa e de países da América Latina, Ásia e África. Os presidentes Dilma Rousseff, do Brasil, e Enrique Peña Nieto, do México, participaram diretamente das negociações. Na eleição, que acontece em três etapas, os 159 países que integram a entidade votam. O vencedor precisa alcançar no mínimo 80 votos.
Aos 55 anos, Azevêdo atua como representante permanente do Brasil na OMC desde 2008. O brasileiro é diplomata de carreira e já esteve à frente do Departamento Econômico do Ministério das Relações Exteriores, Itamaraty, entre 2005 e 2006.
Compartilhe
Veja também
Copa do Mundo: Fifa anuncia os países-sede das edições de 2030 e 2034
Competição será dividida entre Espanha, Portugal e Marrocos, com jogos também na Argentina, Uruguai e Paraguai em 2030 e Arábia Saudita será a sede em 2034
Granado compra a marca Care Natural Beauty
Compra da marca de cosméticos sustentáveis simboliza mais um passo na ampliação da atuação da Granado no segmento