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Marketing

Cade aprova compra da Kopenhagen pela Nestlé

Conselho não encontrou possíveis problemas concorrenciais e aprovou negócio, que também envolve a marca Brasil Cacau, anunciado em setembro do ano passado


9 de fevereiro de 2024 - 20h05

Nesta sexta-feira, 9, a Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou a compra do Grupo CRM, proprietário das marcas Kopenhagen e Brasil Cacau, pela Nestlé Brasil.

Anunciada no dia 8 de setembro de 2023, a negociação coloca a multinacional no ramo de chocolates finos e, segundo a Nestlé, lhe permitirá “participar de um segmento diferenciado, agregando à sua estrutura um novo modelo de negócio com a rede de lojas que oferece uma experiência exclusiva aos consumidores aliando chocolates finos ao café.”

A aquisição havia sido submetida ao Cade no dia 18 de setembro e o Conselho não encontrou situações que poderiam restringir o negócio.

“A SG (Superintendência Geral) concluiu que há elementos suficientes para afastar a possibilidade de exercício de poder de mercado pela Nestlé após a operação nos cinco mercados relevantes com sobreposição horizontal e concluiu que as empresas não teriam capacidade ou incentivos para fechar quaisquer dos mercados verticalmente relacionados, de modo que a operação não suscita preocupações concorrenciais.

O orgão afirma, ainda, que a Nestlé se comprometeu, pelo período de cinco anos, a não adquirir de terceiros quaisquer ativos (como marcas, conjuntos de marcas ou empresas) que representem, acumuladamente, participação no mercado nacional de chocolates igual ou superior a 5%.

Assim que a negociação foi anunciada, no ano passado, as duas empresas comunicaram que a operação do Grupo CRM seguirá sob o comando de Renata Moraes Vichi, executiva que está na companhia há 25 anos.

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