Cenp revela força de marcas locais na economia brasileira
Estudo Brasil Plural mostra impacto econômico e cultural de empresas fora do eixo Rio–São Paulo

(Marcas locais e nacionais se destacam pelo impacto econômico e simbólico Crédito: Alexander Ryabintsev/Shutterstock)
O Fórum de Autorregulação do Mercado Publicitário (Cenp) apresenta o estudo Brasil Plural, desenvolvido em parceria com a Troiano Branding.
O estudo analisou 370 empresas, sendo 193 de atuação local e 177 nacional, selecionadas a partir de rankings de faturamento e premiações. Juntas, essas marcas movimentam mais de R$ 1,34 trilhão, valor equivalente a mais de 10% do PIB nacional.
A pesquisa evidencia a força econômica e simbólica de marcas fora do eixo Rio–São Paulo, com presença em todos os estados e mais de 1.100 agências certificadas.
A iniciativa buscou ampliar o olhar sobre o mercado e entender como essas marcas constroem conexões específicas com seus consumidores.
Marcas que conectam e transformam
A pesquisa percorreu 11 estados que concentram 51% da população brasileira: Pará, Ceará, Pernambuco, Bahia, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Os resultados mostram que o mercado fora do eixo São Paulo–Rio–DF é um motor econômico robusto, impulsionado por setores como alimentos e bebidas (58 marcas), varejo alimentício (44) e agronegócio (64).
O levantamento também revela que marcas locais e nacionais ocupam territórios emocionais distintos: enquanto as nacionais promovem uma “viagem para fora”, associada à modernidade, expansão e status, as locais proporcionam uma “viagem para dentro”, conectando-se a raízes, intimidade, pertencimento e orgulho regional.
O estudo destaca que marcas locais e nacionais se complementam ao unir autenticidade e vínculo regional à escala e visão ampliada das grandes empresas, formando um ecossistema mais potente que cabe à publicidade interpretar com sensibilidade e ética.
Marcas destacadas
Segundo o estudo, 22 marcas se destacaram pelo impacto econômico e simbólico que exercem em seus mercados.
O Atakarejo e a Larco Distribuidora, na Bahia; Moinho Cearense e Hapvida, no Ceará; Grupo Olho D’Água e Petronac Combustíveis, em Pernambuco; Comigo e Piracanjuba, em Goiás; Primacredi e Amaggi, em Mato Grosso; Grupo Líder e Grupo Alubar, no Pará; Unicafé e Comexport, no Espírito Santo; DMA Distribuidora e Localiza&Co, em Minas Gerais; Grupo Muffato e Grupo Boticário, no Paraná; Cooperalfa e BRF, em Santa Catarina; e Zaffari e Lojas Renner, no Rio Grande do Sul.
A análise utilizou a metodologia Zaltman Metaphor Elicitation Technique (ZMET ), que investiga metáforas e imagens capazes de acessar significados e emoções profundas dos consumidores.