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Cimed conclui aquisicao da Nouvelle

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Marketing

Cimed conclui aquisicao da Nouvelle

Farmacêutica brasileira pagou R$ 50 milhões pelas tinturas italianas e deve ter um acréscimo de 40% no seu faturamento


2 de fevereiro de 2012 - 8h40

A farmacêutica brasileira Cimed acaba de oficializar a compra da marca italiana de produtos para os cabelos Nouvelle após um ano de negociações. Avaliada em R$ 50 milhões, a operação deve gerar um acréscimo de 40% no faturamento da Cimed, que fechou o ano de 2011 com receita de R$ 453 milhões. A expectativa é vender cerca de 10 milhões de unidades dos produtos Nouvelle em 2012.

Fundada em 1976 pelo empresário João de Castro Marques, a Cimed opera hoje 21 centros de distribuição que abastecem cerca de 30 mil pontos de venda em todo o Brasil com mais de 500 produtos, entre medicamentos, correlatos, nutrição e cosméticos. Um dos principais destaques do portfolio da empresa presidida atualmente por João Adibe são os medicamentos genéricos, que em 2012 ganham embalagens em verde e amarelo para reforçar a nacionalidade da Cimed. A companhia sediada em São Paulo tem ainda um forte histório com o esporte. Em apenas seis anos, o time de vôlei patrocinado pela farmacêutica, o Cimed Esporte Club, de Florianópolis (SC), já foi quatro vezes campeão da Superliga Masculina e campeão sulamericano.

Já a Nouvelle possui uma unidade industrial no Rio de Janeiro com uma área de mais de 20 mil metros quadrados, além de laboratórios especializados em pesquisas para novas colorações de cabelos. O parque fabril da Nouvelle, em São João de Meriti (RJ), tem 20 mil metros quadrados. A companhia, que chegou ao Brasil em 2009, produz ainda itens para tratamento e transformação capilar, tanto para o público consumidor como para o mercado profissional.

Mercado
A expansão do mercado de tinturas tem sido alavancada especialmente pelas classes D e E. De 2009 para 2010, as vendas cresceram 28% em valor nessa fatia da população, enquanto a comercialização das colorações no varejo atingiram 3% em volume. O faturamento nesse mesmo período aumentou 9,4%, para R$ 1,43 bilhão.

A preferência por produtos de maior valor agregado explica a compra da Nouvelle pela Cimed e dá ainda o tom dos investimentos feitos pelos principais players do setor, disputado hoje pela Procter & Gamble (Koleston, Wellaton, Soft Color, Clairol e Pró-Vital), Embelleze (Maxton, Natucor e Fleury), Hypermarcas (Biocolor) e a francesa L’Oréal (Garnier e L’Oréal Paris).

A estratégias envolvem desde o lançamento de novos produtos, seja para a consumidora final ou para os salões de beleza, até inovações nas colorações já existentes e mais facilidades para a aplicação das tinturas.

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