Os favoritos na corrida pelos Leões de 2025
Avaliação previa de muitos júris do está adiantada, reforçando o favoritismo de alguns cases que chegam ao festival bem cotados para as disputas de prêmios
Avaliação previa de muitos júris do está adiantada, reforçando o favoritismo de alguns cases que chegam ao festival bem cotados para as disputas de prêmios
Alexandre Zaghi Lemos
13 de junho de 2025 - 14h37
“Price Packs”, caseda Serviceplan Munich para Penny, é um dos finalista em Titanium (Crédito: Reprodução)
A 72ª edição do Festival Internacional de Criatividade de Cannes acontece oficialmente na semana que vem, de 16 a 20 de junho. Entretanto, o julgamento dos cases inscritos já está em estágio avançado na maioria das 30 competições que compõem o prêmio mais desejado pela indústria global de comunicação e marketing.
Dos 30 júris montados pelo festival, 14 são reforçados com integrantes que só participam remotamente, nas semanas que antecedem o evento, para definir os shortlists. Atualmente, os júris presenciais das 30 competições já começam suas reuniões em Cannes com os finalistas praticamente definidos. Em algumas áreas, os shortlist são apenas validados no início das reuniões presenciais em Cannes, com a atribuição de notas e debates quase que totalmente destinados para a escolha dos vencedores. Mesmo em categorias nas quais não há reforços de mais jurados para a etapa de seleção para os shortlists, os júris que estarão reunidos em Cannes já estão fazendo sessões de triagem, para que o trabalho presencial seja agilizado e esteja focado na distribuição de Leões. Com isso, a maioria das peças inscritas sequer entra nas salas dos júris em Cannes.
Há, ainda, três categorias em que o júri presencial fecha os shortlists antecipadamente, pois os responsáveis pelos finalistas fazem uma apresentação pública dos seus cases nos auditórios de Cannes na semana do festival. São elas as áreas de Titanium, Innovation e Glass, que divulgaram seus candidatos a Leões na semana passada, com cinco chances de prêmios para quatro agências brasileiras: AlmapBBDO, com duas menções, uma em Titanium e uma em Glass, e Droga5, DPZ e Gut, com uma chance cada, em Glass.
Como tem acontecido com mais frequência nos últimos anos, há diversas produtoras brasileiras presentes em cases internacionais. É o caso de Bumblebeat, Futvre Factory, MOL, Widelabs e Lado Animation, envolvidas no case “Baby Minder”, da Ogilvy Health de Nova York para a Eurofarma, que concorre em Innovation. A Widelabs também participa do case “Painvisible”, da VML Madri e Nova York, outra finalista em Innovation. A produtora de som Jamute participa do case “Pixel the most inclusive phone”, da Gut Miami para o Google, finalista em Glass.
A Bogota, de Curitiba, está entre as pós-produtoras do case “Caption with intention”, da FCB Chicago para Academy of Motion Picture Arts and Sciences, Rakish Entertainment e Chicago Hearing Society, finalista em Titanium e Innovation. Também é finalista nas duas categorias o case “Breastmilk Money”, da Serviceplan Munich para Herconomy.
Além de cases que já aparecem no shotlist de mais de uma categoria, há outros que chegam como favoritos a Cannes, como “Price Packs”, da Serviceplan Munich para Penny; “Flock”, da TBWA\Media Arts Lab para Apple; e “Designing Paris 2024”, da W Conran Design para o comitê organizador das Olimpíadas e Paralimpíadas.
Confira, a seguir, alguns cases que chegam à Cannes favoritos na disputa dos Leões de 2025:
“Airpods Pro 2 Hearing Aid Feature”, da Apple, finalista em Innovation e Glass
“Axa – Three Words”, da Publicis Conseil Paris para Axa, finalista em Titanium e Glass
“Breastmilk Money”, da Serviceplan Munich para Herconomy, finalista em Titanium e Innovation
“Caption with intention”, da FCB Chicago para Academy of Motion Picture Arts and Sciences, Rakish Entertainment e Chicago Hearing Society, finalista em Titanium e Innovation
“So Many Dicks”, da E.L.F. Cosmetics e Oberland, finalista em Titanium e Glass
“Price Packs”, da Serviceplan Munich para Penny, finalista em Titanium
“The final copy of ilon specht”, da McCann Paris para L´Oréal, finalista em Titanium e Glass
“The university of dyslexic thinking”, da DDB Melbourne para Made by Dyslexia e X Virgin, finalista em Innovation e Glass
“Flock”, da TBWA\Media Arts Lab para Apple
“Designing Paris 2024”, da W Conran Design para o comitê organizador das Olimpíadas e Paralimpíadas
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