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Claro recebe multa de R$ 30 milhões

Punição foi aplicada pela Justiça Federal em Brasília por falhas no cumprimento das regras de atendimento ao consumidor; empresa não se manifesta sobre o assunto


18 de setembro de 2013 - 11h05

Ações movidas pelo Ministério Público Federal (MPF), institutos de defesa do consumidor e a Advocacia Geral da União (AGU) com denúncias de que a operadora Claro não estaria cumprindo o decreto 6.523/2008, que regula o atendimento aos consumidores por meio do call center, resultaram em multa de R$ 30 milhões à empresa.

A condenação à Claro foi determinada pela Justiça Federal em Brasília e a notícia divulgada na tarde da terça-feira 17 pela AGU, órgão segundo o qual a operadora é recordista em reclamações. De janeiro de 2009 a abril de 2011 o volume de reclamações contra a Claro aumentou 127% (de 1.031 para 2.347), sendo que no mesmo período as queixas contra outras operadoras tiveram elevação de 9%. De acordo com a Agência Brasil, a juíza Danielli Farias Rabelo, da 3ª Vara Federal em Brasília, alegou que a Claro causou “dano moral à coletividade”.

Procurada pela reportagem do Meio & Mensagem, a Claro afirmou que não irá se manifestar sobre o assunto. A companhia ainda pode recorrer da decisão do MPF.

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