GAC aposta na emotividade para iniciar trajetória no Brasil
Fabricante chinesa inicia a venda dos primeiros modelos no País e, em vez de tecnologia, escolhe destacar o papel do carro na vida e jornada das pessoas
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Bárbara Sacchitiello
23 de maio de 2025 - 21h04
Campanha da marca destacará o papel dos veículos na evolução da vida dos consumidores (Crédito: Divulgação)
Uma nova fabricante de automóveis passa a atuar no Brasil a partir da noite desta sexta-feira, 23. Em um evento realizado no Distrito Anhembi, em São Paulo, a chinesa GAC apresentou os primeiros cinco modelos que começam a ser vendidos no País.
Quinta maior montadora da China em termos de veículos produzidos, a Guangzhou Automobile Group Co será apresentada aos brasileiros como GAC (com as letras da sigla pronunciadas separadamente, “gê, a, cê”).
A pronúncia da marca também foi uma escolha da equipe de marketing da fabricante, que havia anunciado, ainda em 2024, um investimento de US$ 1,3 bilhão no Brasil pelos próximos cinco anos.
Um dos primeiros funcionários da companhia no Brasil, Marcello Braga, diretor de marketing da GAC, conta que a empresa decidiu trazer País os mesmos princípios que conduzem seus trabalhos na China: a proximidade com os consumidores, a confiança na qualidade e serviços prestados e a facilidade nas trocas e usabilidade dos veículos.
“Uma das demonstrações da GAC em relação à preocupação com a satisfação e segurança dos consumidores está no próprio cronograma de lançamento da empresa no País. Antes da chegada dos veículos, a empresa preocupou-se em abastecer nossos centros de distribuição com peças, para que os consumidores não tenham problema no pós-venda”, conta o diretor de marketing.
Divulgar uma marca de carro chinesa não é algo novo para o executivo. Em 2017, Braga assumiu a liderança do marketing da Caoa Cherry, estruturando a comunicação da companhia no Brasil. De lá para cá, ele nota uma profunda mudança no entendimento dos consumidores em relação aos veículos asiáticos – algo que, naturalmente, se reflete na comunicação.
“Existia uma desconfiança por parte dos brasileiros da qualidade dos carros chineses. Por isso, toda a publicidade das marcas era sempre estruturada em comparativos, para destacar a tecnologia e eficiência dos veículos. Hoje essa percepção mudou e o público já se convenceu da qualidade desses carros”, acredita.
A partir dessa perspectiva de que a qualidade já é um valor assimilado pelo público, a GAC partiu para a estratégia de se aproximar dos brasileiros por meio de outros argumentos.
Com apoio da Greenz, agência de publicidade selecionada pela marca, a fabricante escolheu um tom emocional para se apresentar aos consumidores. Em vez de destacar os atributos tecnológicos de seus modelos, a campanha abordará como os carros da GAC podem ser parceiros da evolução e de momentos marcantes da vida das pessoas.
O comercial da campanha, que teve produção da Untitled, será exibido na TV aberta, canais pagos e mídias digitais e mostra como a vida de um rapaz muda, ao longo dos anos, e como os carros também mudam para acompanhá-lo nessa jornada.
“Além de apaixonado por carros, o brasileiro é muito emocional, o que fornece um timing perfeito para abordar a frase-chave que escolhemos para a campanha, que é ‘Inesquecível é tudo o que você vai viver daqui para a frente’”, conta o diretor de marketing, indicando que a marca também preocupou-se com uma abordagem focada no futuro.
Nessa primeira fase, a GAC traz cinco modelos ao Brasil: Hyptec HT, GS4, Aion V, Aion Y e Aion ES, sendo um deles híbrido e os outros quatro movidos a eletricidade.
Os preços partem de R$ 160 mil e chegam a R$ 350 mil, o que faz com que o público-alvo da empresa sejam, em sua maioria, pessoas das classes A e B, com idade de 30 a 45 anos.
“Nosso público-alvo é bem amplo, diferentemente da China, onde, até pelo custo, o consumidor principal da marca é bem mais jovem. Procuramos oferecer itens bem sofisticados, mas com um valor de mercado competitivo se considerar a qualidade e a tecnologia oferecidas”, completa Braga.
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