Após mais de 50 anos, Ancar apresenta rebranding
Administradora de shoppings moderniza marca para acompanhar transformação digital e priorizar experiência do consumidor
A Ancar, administradora de shoppings, estreia sua nova marca após 53 anos, motivada pela evolução do varejo e da própria companhia.

Terraço do Botafogo Praia Shopping: Ancar vem investindo na transformação de shoppings em centros de convivência, lazer e gastronomia (Crédito: Divulgação)
A mudança já vinha sendo desenhada há cerca de três anos, fruto de um processo de transformação digital e de movimento de mudança de posicionamento: nos últimos anos, abandonou o único foco em imobiliários para um ecossistema que coloca o cliente no centro, seja lojista ou consumidor.
A mudança de marca e a nova identidade já estão sendo implantadas nos 23 shoppings da gestora, distribuídos por mais de dez cidades pelo Brasil, bem como apresentada nas redes sociais. A principal campanha de divulgação está sendo centrada em um road show pelo Brasil em eventos relacionados ao pós-NRF, maior evento de varejo do mundo, do qual a empresa participa há 20 anos.
De acordo com a diretora de marketing, vendas e inovação, Cecília Ligiéro, as lojas físicas têm papel importante na construção de relacionamento, força de marca e experiência do consumidor, cumprindo uma missão que o e-commerce ainda não é capaz: o da conexão emocional.
“Com os shoppings tornamos esse lugar de encontro, social, em um local em que as pessoas experimentam momentos felizes, se unem e celebram, e a compra passa a ser uma consequência dessa experiência”, diz.
Dessa forma, como parte da estratégia, a companhia vem investindo em extrapolar o conceito de shoppings apenas como centros de compras, mas também como pontos de lazer, gastronomia e convivência, com espaços que se comportam como extensões da casa, divide a diretora. Isso se reflete no mote da campanha do reposicionamento, “É no encontro que a vida acontece”.
O movimento de rebranding está alinhado à estratégia do grupo de investimento global La Caisse, que integrou suas atividades imobiliárias e extinguiu o nome Ivanhoé Cambridge.
Varejo mais digital
No campo da transformação digital, a Ancar conta com ferramentas, como aplicativos para franqueados e consumidores, e dashboards de dados para oferecer suporte estratégico a lojistas de todos os portes, permitindo melhor identificação dos padrões de comportamento do público.
“O nosso papel é realmente devolver as informações aos lojistas para que vendam mais porque, no fim, esse é o nosso KPI mais importante”, comenta Cecilia.
A inteligência artificial (IA) foi discussão central na NRF 2026. Toda a estratégia de CRM da Ancar está ancorada na tecnologia. A companhia vem utilizando soluções do tipo para auxiliar na leitura de dados, consolidar informações e personalizar a comunicação com o cliente.
Em termos de tendências, a diretora cita exemplos como Magalu e Centauro: lojas que oferecem uma experiência moderna, unindo tecnologia de ponta com infraestrutura que prioriza a vivência do consumidor dentro do estabelecimento.