NRF

Brasileiros marcam presença dentro e fora da NRF 2026

Mais de 2400 pessoas do País participarão do maior evento de varejo do mundo, segundo a organização

i 11 de janeiro de 2026 - 6h12

brasileiros NRF

(Crédito: Divulgação)

A partir deste domingo, 11, até a próxima terça-feira, 13, representantes das principais redes de varejo do mundo e também de empresas que ajudam a sustentar esse ecossistema – como companhias de tecnologia, logística e outros segmentos – estarão reunidos no Jacob K. Javits Convention Center, espaço de eventos localizado em Nova York, nos Estados Unidos, e que sedia a Retail’s Big Show.

Organizada pela National Retail Federation (NRF), a principal associação varejista dos Estados Unidos, a feira está em sua 116ª edição e consolidou-se no calendário global de negócios por reservar sempre os primeiros dias do ano para debater estratégias, desafios e oportunidades que já estão no cotidiano do setor que colabora com uma importante movimentação da economia global.

Para 2026, a expectativa da organização é receber mais de 40 mil participantes, de mais de 100 países, e que fazem parte de mais de 6500 diferentes empresas que, de uma forma ou outra, estão conectadas ao setor do varejo.

Entre esses participantes, está um grupo significativo de brasileiros que vem, a cada ano, ampliando sua presença na NRF e colocado a conferência como parte importante de sua agenda anual.

Em 2026, a organização do evento declarou à reportagem de Meio & Mensagem que mais de 2500 participantes do Brasil estão inscritos no evento. Embora não seja tão numeroso em termos percentuais, os membros do tem presença importante para a conferência, demandando até algumas ações específicas.

Por exemplo, na retirada das credenciais para o evento, a NRF colocou placas em português com as orientações a respeito do processo. Esse movimento já havia acontecido na edição de 2025 da conferência e não se restringe somente as retiradas das credenciais.

Pelos corredores e salas do espaço de eventos, é comum ver algumas placas e avisos escritos em português, procedimento que a organização não adota com outros idiomas.

E não é somente nos corredores e salas de conferência do evento que é possível ouvir muitas vozes falando em português ao longo da NRF. Os grupos de profissionais que vem do Brasil aproveitam a conferência para realizar visitas técnicas em lojas e conhecer espaços de vendas e experiências ao público em uma das maiores cidades do mundo.

Nesse sábado, por exemplo, enquanto produzia conteúdo a respeito do evento na Meta Lab, pop-up store que a empresa de tecnologia abriu na 5ª Avenida, em Nova York, a reportagem de Meio & Mensagem se deparou com dezenas de brasileiros que visitavam o espaço para conhecer as instalações e testar os óculos e wearables da Meta.

Tais excursões são comuns tanto antes do evento, para aproveitar o tempo disponível, quanto durante os dias de programação. A própria NRF oferece um tour guiado por algumas das mais sofisticadas e inovadoras lojas de Nova York, para mostrar aos varejistas como algumas marcas estão trabalhando aspectos como experiência do cliente e retail media.

Alguns profissionais brasileiros, inclusive, terão posição de maior destaque no evento e participam da agenda da programação como palestrantes e debatedores.

É o caso, por exemplo, de Rogério Barreira, presidente da Arcos Dorados, franqueadora do McDonald’s, que abordará como o setor de serviços vem incorporando as transformações do varejo. Outro painel protagonizado por um brasileiro é o de Fred Trajano, CEO do Magalu, no qual destacará as oportunidades do cenário omnichannel.