Marketing

Conheça as marcas mais percebidas como diversas e inclusivas

Consumidores indicam Natura, O Boticário e Globo no Top 3 do levantamento Oldiversity 2025, da Croma Consultoria

i 2 de dezembro de 2025 - 12h51

Diversidade e inclusão

Segundo pesquisa Oldiversity 2025, 26% dos brasileiros afirmam não associar nenhuma marca ao tema diversidade(crédito: Klyaksun/Shutterstock)

Quando o assunto é diversidade e inclusão, o setor de beleza é o que tem a melhor percepção diante dos brasileiros. Natura, com 33% de menções, e O Boticário, com 9%, são as líderes do ranking Oldiversity 2025, levantamento bienal da Croma Consultoria que indica as marcas mais percebidas como diversas e inclusivas pelos consumidores.

A Natura se mantém na liderança isolada, ampliando a distância para as concorrentes. O Boticário também continuou na segunda posição, mas com um percentual menor de menções. A Globo registrou estabilidade na terceira colocação. A C&A, por sua vez, assumiu a quarta posição com um aumento no percentual de citações, enquanto Avon foi para quinto, com recuo nas menções. Veja o Top 5 abaixo.

 

Ranking Oldiversity 2025
Posição Marca 2025 2023
Natura 33% 33%
O Boticário 9% 12%
Globo 6% 6%
C&A 4% 1%
Avon 3% 6%

Fonte: Croma Consultoria

“O ranking mostra um movimento claro: nos últimos dois anos, empresas de outros setores, além de beleza e cosméticos, passaram a querer assumir mais protagonismo no tema diversidade e serem reconhecidas por isso. Vemos isso em marcas como C&A e Coca-Cola, ainda que de maneira inicial. Isso reflete uma pressão crescente dos consumidores, que buscam autenticidade e verdade nas práticas das marcas. É um sinal importante que aponta um caminho inspirador para empresas que querem evoluir em relevância cultural e construir conexões mais reais com as pessoas”, avalia Edmar Bulla, fundador da Croma Consultoria.

Cenário desafiador para marcas

O desempenho enfatiza a força dessas empresas que apresentam consistência, continuidade e clareza em suas estratégias de inclusão. Mesmo assim, o cenário geral indica um desafio expressivo: 26% dos brasileiros afirmam não associar nenhuma marca ao tema diversidade. O índice salta para 37% entre pessoas com mais de 61 anos, indicando a necessidade de iniciativas mais acessíveis e representativas para consumidores maduros.

No entanto, desde 2020, o estudo registra avanço constante na presença de marcas associadas ao universo Oldiversity. Para a consultoria, esse movimento é reflexo de uma transformação cultural mais ampla em torno da diversidade etária e da longevidade.

A parcela de brasileiros que não menciona marca ligada ao tema em 2023 foi de 29%, acima dos 26% registrados neste ano. O dado indica que mais empresas estão sendo reconhecidas por suas iniciativas nessa agenda.

Nesse contexto, o setor de beleza é o principal ponto de referência para a sociedade. A Natura lidera todos os recortes analisados, 32% entre LGBTQIAP+, 27% entre pessoas com deficiência, 34% entre pessoas pretas e 35% entre o público 61+. O Boticário se destaca entre pessoas pretas (12%) e 61 anos ou mais (11%). Avon, ainda que tenha sido menos citada nesta edição, mantém sua relevância entre consumidores mais velhos (5%) e PCDs (6%). A Globo, por sua vez, segue como a marca forte na percepção de diversidade entre pessoas pretas (8%).

De acordo com Bulla, o crescimento de ações de diversidade dentro da Globo neste ano mostra o reflexo de políticas aplicadas tanto no cotidiano da emissora em conteúdos diários, como programas, novelas e telejornais, quanto em especiais como Vozes da Diversidade e Falas Negras.

Metodologia

A pesquisa fez a seguinte pergunta para a base de respondentes: Considerando que o tema Oldiversity é sobre pensar, preocupar-se, promover e defender assuntos ligados à longevidade e à diversidade de orientação sexual, gênero, raça, pessoas com deficiência, religião e povos originários (indígenas, imigrantes e refugiados), qual marca você acredita que é mais Oldiversity no Brasil? Na amostra, 901 pessoas citaram alguma marca, sendo 339 LGBT+, 371 PCDs, 270 pretos e 140 61 anos ou mais.