Dia do Frete Grátis acontece nesta sexta
Mais uma data importada do calendário do varejo americano é realizada no Brasil com a expectativa de melhorar a experiência de compra dos consumidores na internet
Mais uma data importada do calendário do varejo americano é realizada no Brasil com a expectativa de melhorar a experiência de compra dos consumidores na internet
Janaina Langsdorff
26 de abril de 2013 - 8h30
Durante as 24 horas desta sexta-feira, dia 26 de abril, os brasileiros poderão vivenciar uma experiência diferente de compra na internet. No Dia do Frete Grátis, quase 50 lojas on-line prometem isentar a cobrança da taxa de entrega dos produtos, que hoje tem custo médio estimado em R$ 27 no Brasil, segundo o idealizador do evento, o portal Busca Descontos, mesmo organizador do Black Friday.
“O custo do frete pode chegar a R$ 200 em algumas localizadas, inviabilizando a compra”, lembra Pedro Eugenio, CEO do portal. A concessão do benefício depende do formato adotado pelas marcas participantes do evento, que pode variar conforme a região e a categoria de produto. “A dica é pesquisar para conferir se a compra vale mesmo a pena”, frisa Eugenio.
Netshoes, Walmart, Magazine Luiza, Extra, Ponto Frio, Casas Bahia, Dell, Centauro e Brastemp são algumas das marcas que participam de outra ação inspirada em uma iniciativa americana. Nos Estados Unidos, o Dia do Frete Grátis – Free Shipping Day – já acontece há cinco anos, sempre às vésperas do Natal, e somente em 2012 faturou US$ 1,01 trilhão, valor originado por compras realizadas em cerca de 2,3 mil sites, de acordo com dados da ComScore. No mesmo ano, o Brasil lançou o evento, atraindo cerca de 30 lojas eletrônicas e 1,8 milhão de pessoas.
“Alguns sites chegaram a receber dez vezes mais acessos do que em outros dias do mês de abril”, compara Eugenio. Segundo o Google, as buscas por “frete grátis” aumentaram 800% durante o mês de abril do ano passado. O termo é, em quase metade das vezes, associado à um produto, mas sem mencionar uma marca específica.
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