Marketing

Niina Secrets e os desafios das marcas de influenciadoras

Junto à Eudora, criadora de conteúdo aposta em collabs e inovação para sua linha

i 12 de agosto de 2025 - 18h04

Niina Secrets

Niina Secrets e Eudora apostam na tendência dos tons terrosos com a coleção Novos Clássicos (Crédito: Divulgação)

Nessa segunda-feira, 11, a Eudora, marca de produtos de beleza de O Boticário e a influenciadora Niina Secrets, que assina uma linha própria de produtos junto à marca, apresentaram em um evento, em São Paulo, o mais novo fruto da parceria: uma collab entre a linha e a cafeteria Zé Latte.

A iniciativa, que incluiu dois novos tipos de cafés ao cardápio do estabelecimento, é, na verdade, parte da estratégia para comunicar a coleção Novos Clássicos, principal movimento do ano da linha Niina Secrets.

Inspirada no tom Mocha Mousse, eleito a cor do ano, a coleção é composta por itens de maquiagem, skincare e acessórios, que destacam a tonalidade marrom.

Por isso, houve a ideia da collab junto com a cafeteria, para unir a tonalidade das makes e produtos ao universo do café, explorando a tendência gourmand, que vem ganhando espaço entre as marcas de beleza.

Cocriação e espaço aos consumidores

A coleção Novos Clássicos é mais uma iniciativa da linha que foi criada em 2020, com a proposta de aproveitar a popularidade da influenciadora, que ficou famosa na internet ao promover conteúdo sobre beleza e maquiagem, traduzindo-a em negócios no universo de beleza.

“Cada lançamento é pensado como uma experiência de marca, conectando performance, desejo e relevância cultural”, explica Jacqueline Gonzalez, gerente sênior de redes e PR de Eudora.

Para esse lançamento específico, a porta-voz conta que Eudora já observava há algum tempo o fortalecimento dos tons terrosos no mercado e que, a partir dessa leitura, passou a construir a coleção. “Quando a Pantone anunciou o Mocha Mousse como Cor do Ano, o movimento apenas chancelou uma estratégia que já estava em andamento”, revela.

Na visão de Jacqueline, parcerias como essa, com o Zé Latte, ajudam a mobilizar as consumidoras, aproximando a linha de diferentes universos culturais.

Criar com a comunidade

Além das collabs e tendências, a principal base que ancora as estratégias da linha Niina Secrets é justamente a conexão criada pela influenciadora com sua comunidade – apenas no Instagram, são mais de 3,8 milhões de seguidores.

Niina faz parte de uma geração que conseguiu fazer a transição de criadora de conteúdo para proprietária de marca de beleza, um caminho já traçado, por exemplo, por Bruna Tavares, Bianca Andrade, Mari Saad e outras.

“Tem muita gente fazendo trabalho muito legal, há arcas muito legais surgindo e a questão é pensar em como se destacar nesse mercado sem perder a sua autenticidade e o jeito único de cada marca”, conta Niina.

Em entrevista ao Meio & Mensagem, a criadora de conteúdo falou sobre os desafios de criar uma marca de beleza e como se destacar nesse cenário. Veja:

Meio & Mensagem: O mercado de marcas de beleza criadas por influenciadoras vem crescendo no Brasi. Como é – e quais são os desafios – de fazer parte desse meio?
Niina Secrets – É um mercado que cresceu muito nos últimos anos e tenho muito orgulho por fazer parte disso. Há 15 anos trabalhando com internet e vendo o mercado de beleza se desenvolver, acho que a proximidade com o consumidor, que as influenciadoras têm é muito importância para a construção de uma marca, para que possamos trazer lançamentos assertivos e criar, realmente, uma comunidade. Todas as influenciadoras que têm marca de beleza hoje perceberam esse poder e estão aproveitando. O maior desafio, claro, é a concorrência. Tem muita gente fazendo um trabalho muito legal. Há marcas muito legais surgindo e a questão é pensar em como se destacar nesse mercado sem perder a sua autenticidade e o jeito único de cada marca.

M&M: Quais são os principais diferenciais que você e Eudora procuram atribuir para a linha Niina Secrets?
Niina: Desde o começo da parceria, quando ainda era tudo um sonho, sempre estivemos muito alinhados em relação a nossos objetivos e expectativas. Isso faz toda a diferença. Nosso maior diferencial é, realmente, a credibilidade que tenho com meus seguidores e a que a Eudora tem, junto a seus consumidores, desde sempre. Eles podem confiar que são produtos que entregam uma qualidade superior, com inovação e tecnologia. Esses são nossos principais pilares.

M&M: Sendo uma influenciadora, como você atua nas estratégias de marketing da linha?
Niina: É importante falar que um produto já nasce com pensamento 360º. Desde o início, pensamos em como será a comunicação daquele produto. Porque não se trata somente de um lançamento: estamos contando uma história e ele tem um motivo para ‘nascer’, seja a partir do pedido de um seguidor, de uma comunidade, ou seguindo uma tendência que está rolando no momento. Assim que pensamos no produto, a comunicação e o marketing já estão em nossa cabeça, o que torna muito mais fácil, realmente, contar essa história. E como comunicadora e criadora de conteúdo, adoro esse processo, tanto de desenvolver o produto e de como iremos mostrá-lo ao público. Demora muito tempo, em média dois anos, para um produto ‘nascer’ e então, quando ele está para ser lançado, minha cabeça já está fervendo com muitas ideias a respeito do que queremos comunicar.

M&M: Quais serão os próximos passos da linha em termos de novos produtos e estratégias?
Niina: Esse é nosso maior lançamento de 2025, pois envolve muitas categorias: temos make, skincare e acessórios. Teremos outro lançamento, mais próximo do fim do ano e, no ano que vem, estaremos recheados de novidades, pensando sempre em atender aos desejos do nosso consumidor como uma cocriação. Temos lançamentos em todas as categorias no próximo ano para expandir o portfólio e trazer mais tendências e inovação.