E-commerce: menos da metade das empresas atingem meta em 2023
Panorama de Marketing e Vendas, da RD Station, revela que apenas 25% das empresas bateram os objetivos de vendas no ano passado
E-commerce: menos da metade das empresas atingem meta em 2023
BuscarE-commerce: menos da metade das empresas atingem meta em 2023
BuscarPanorama de Marketing e Vendas, da RD Station, revela que apenas 25% das empresas bateram os objetivos de vendas no ano passado
Meio & Mensagem
29 de agosto de 2024 - 15h47
Em 2023, apenas 25% das empresas de e-commerce atingiram suas metas de vendas. É o que aponta o Panorama de Marketing e Vendas, da RD Station. O levantamento mostra, ainda, que 34% delas cumpriram os objetivos estabelecidos em relação ao marketing.
Segundo a RD Station, os resultados podem demonstrar uma possível falta de processos e análises bem definidos em ambos os aspectos. A empresa levanta, ainda, investimentos em estratégias de atração, conversão e relacionamento para alcancem os resultados.
Ao todo, foram entrevistados 3 mil profissionais, sendo cerca de 1,8 mil de marketing e 1,4 mil de vendas. A pesquisa também levou em consideração dados analisados da base da RD Station Marketing e RD Station CRM.
O levantamento aponta também que as redes sociais são a principal estratégia de marketing digital para 76% dos times de e-commerce. Na sequência aparece mídia paga (72%) e marketing de conteúdo (60%). Já o inbound marketing aparece em 89% dos e-commerces.
As equipes também utilizam os diversos canais de marketing para realizar o aumento ou engajamento de leads (35%) e criação de ofertas e conteúdos que conversam com o público (12%).
No que diz respeito a tecnologias emergentes, mais da metade dos times (55%) declararam utilizar inteligência artificial (IA) nos negócios. Entre seus usos está a criação de conteúdo entre 45% das respostas, personalização de campanhas entre 29%, e planejamento, com 22% das menções.
A utilização da IA para a análise de dados e relatórios, no entanto, ainda é baixa (12%). Só 47% das empresas consultadas tem uma ou mais pessoas no time voltadas para esta tarefa, e 35% não tem nenhuma.
Para 2025, a tecnologia deverá ser aplicada por 53% para alavancar produtividade. Ao mesmo tempo, 46% continuarão com vendas nas redes sociais e 39% deverão investir em conteúdo audiovisual.
Compartilhe
Veja também
Nike e NFL renovam parceria de materiais esportivos até 2038
Parceria reforça expansão global do esporte, além do desenvolvimento e capacitação dos atletas
As collabs mais inusitadas – e estratégicas – de 2024
Bauducco e Cimed, Risqué e Doritos e Boticário com Paçoca Amor são algumas das parcerias que geraram produtos para captar a atenção dos consumidores de diferentes universos ao longo do ano