E-commerce: menos da metade das empresas atingem meta em 2023

Buscar

E-commerce: menos da metade das empresas atingem meta em 2023

Buscar
Publicidade

Marketing

E-commerce: menos da metade das empresas atingem meta em 2023

Panorama de Marketing e Vendas, da RD Station, revela que apenas 25% das empresas bateram os objetivos de vendas no ano passado


29 de agosto de 2024 - 15h47

Em 2023, apenas 25% das empresas de e-commerce atingiram suas metas de vendas. É o que aponta o Panorama de Marketing e Vendas, da RD Station. O levantamento mostra, ainda, que 34% delas cumpriram os objetivos estabelecidos em relação ao marketing.

e-commerce

(Crédito: Shutterstock)

Segundo a RD Station, os resultados podem demonstrar uma possível falta de processos e análises bem definidos em ambos os aspectos. A empresa levanta, ainda, investimentos em estratégias de atração, conversão e relacionamento para alcancem os resultados.

Ao todo, foram entrevistados 3 mil profissionais, sendo cerca de 1,8 mil de marketing e 1,4 mil de vendas. A pesquisa também levou em consideração dados analisados da base da RD Station Marketing e RD Station CRM.

O levantamento aponta também que as redes sociais são a principal estratégia de marketing digital para 76% dos times de e-commerce. Na sequência aparece mídia paga (72%) e marketing de conteúdo (60%). Já o inbound marketing aparece em 89% dos e-commerces.

As equipes também utilizam os diversos canais de marketing para realizar o aumento ou engajamento de leads (35%) e criação de ofertas e conteúdos que conversam com o público (12%).

No que diz respeito a tecnologias emergentes, mais da metade dos times (55%) declararam utilizar inteligência artificial (IA) nos negócios. Entre seus usos está a criação de conteúdo entre 45% das respostas, personalização de campanhas entre 29%, e planejamento, com 22% das menções.

A utilização da IA para a análise de dados e relatórios, no entanto, ainda é baixa (12%). Só 47% das empresas consultadas tem uma ou mais pessoas no time voltadas para esta tarefa, e 35% não tem nenhuma.

Para 2025, a tecnologia deverá ser aplicada por 53% para alavancar produtividade. Ao mesmo tempo, 46% continuarão com vendas nas redes sociais e 39% deverão investir em conteúdo audiovisual.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Smart Fit Run quer quebrar recorde mundial com corrida

    Smart Fit Run quer quebrar recorde mundial com corrida

    Junto prova de rua, marcada para 10 de novembro, em São Paulo Smart Fit Run também acontecerá simultaneamente em 30 unidades da rede

  • Friends Experience chega ao Brasil em novembro

    Friends Experience chega ao Brasil em novembro

    Exposição conta com apresentação de Nubank e patrocínio de Sem Parar e celebrará os 30 anos de lançamento da série