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E-commerce: menos da metade das empresas atingem meta em 2023

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Marketing

E-commerce: menos da metade das empresas atingem meta em 2023

Panorama de Marketing e Vendas, da RD Station, revela que apenas 25% das empresas bateram os objetivos de vendas no ano passado


29 de agosto de 2024 - 15h47

Em 2023, apenas 25% das empresas de e-commerce atingiram suas metas de vendas. É o que aponta o Panorama de Marketing e Vendas, da RD Station. O levantamento mostra, ainda, que 34% delas cumpriram os objetivos estabelecidos em relação ao marketing.

e-commerce

(Crédito: Shutterstock)

Segundo a RD Station, os resultados podem demonstrar uma possível falta de processos e análises bem definidos em ambos os aspectos. A empresa levanta, ainda, investimentos em estratégias de atração, conversão e relacionamento para alcancem os resultados.

Ao todo, foram entrevistados 3 mil profissionais, sendo cerca de 1,8 mil de marketing e 1,4 mil de vendas. A pesquisa também levou em consideração dados analisados da base da RD Station Marketing e RD Station CRM.

O levantamento aponta também que as redes sociais são a principal estratégia de marketing digital para 76% dos times de e-commerce. Na sequência aparece mídia paga (72%) e marketing de conteúdo (60%). Já o inbound marketing aparece em 89% dos e-commerces.

As equipes também utilizam os diversos canais de marketing para realizar o aumento ou engajamento de leads (35%) e criação de ofertas e conteúdos que conversam com o público (12%).

No que diz respeito a tecnologias emergentes, mais da metade dos times (55%) declararam utilizar inteligência artificial (IA) nos negócios. Entre seus usos está a criação de conteúdo entre 45% das respostas, personalização de campanhas entre 29%, e planejamento, com 22% das menções.

A utilização da IA para a análise de dados e relatórios, no entanto, ainda é baixa (12%). Só 47% das empresas consultadas tem uma ou mais pessoas no time voltadas para esta tarefa, e 35% não tem nenhuma.

Para 2025, a tecnologia deverá ser aplicada por 53% para alavancar produtividade. Ao mesmo tempo, 46% continuarão com vendas nas redes sociais e 39% deverão investir em conteúdo audiovisual.

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