Quais são as empresas mais inovadoras do Brasil?
Lista Innovative Workplaces 2023, da MIT Technology Review Brasil, aponta Lojas Renner, Claro e Hospital Albert Einstein e outras no relatório
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Meio & Mensagem
30 de junho de 2023 - 6h00
Gestão, marketing, processos e produtos: todos esses critérios são determinantes para as empresas mais inovadoras do Brasil. É o que determina a MIT Technology Review Brasil, a partir da lista Innovative Workplaces 2023. A iniciativa, cuja segunda edição no Brasil foi divulgada na noite dessa quinta-feira, 29, reconhece as 20 companhias com mais inovação no País.
As empresas mais inovadoras do Brasil são: Algar Tech, Boston Scientific, Bradesco Seguros, Brasilprev, Braskem, Carrefour, Claro, Generali, Hilab, Hospital Albert Einstein, iFood, Lojas Renner, Mercado Bitcoin, Nestlé, Octadesk, Petrobras, Siemens, Vibra, VIVO e Wemobi. É importante ressaltar que as organizações não são ranqueadas entre si.
Destaque para Braskem, Generali, Hospital Albert Einstein, Ifood, Nestlé, Siemens, Vibra e Wemobi, que apareceram na lista anterior. André Miceli, CEO da MIT Technology Review e coordenador da pesquisa, chama a atenção para o fato de que houve uma diminuição do número de pequenas e médias entre os vencedores. Segundo ele, a diminuição do capital de risco pode explicar o fato.
Entre os setores que mais apareceram estão o de Finanças & Seguros e Indústria & Petróleo, além de Saúde.
Alimentação, Telecom, TI e Varejo ficaram empatadas. Ao todo, a instituição recebeu mais de mil inscrições para a participação da seleção.
A MIT Technology Review Brasil baseia-se na análise de perspectivas de gestão, marketing, processos e produtos das empresas. Ademais, são feitas entrevistas com executivos. O processo de seleção ocorre com as companhias divididas em grupos de inovação. Também, elas passaram por uma apuração baseada em faixas de faturamento, definidas segundo o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Dentro da metodologia, em uma escala de 1 a 5, as empresas se destacaram em processos, com uma nota de 3,89; e gestão e cultura ficaram com 4,41 – um aumento de 8,74% em relação ao ano anterior. Já marketing e vendas tiveram uma queda de 0,22%. Ainda assim, ficam em quarto lugar na média de 4,27%. Na sequência aparecem Produtos & Serviços (4,29); diversidade (4,23); inovação aberta (4,15) e uso de dados (4,02).
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