Estudo mapeia como o consumidor escolhe seu smartphone
Painel desenvolvido pelo Grupo Croma também mostra os momentos de uso mais frequente do aparelho
Estudo mapeia como o consumidor escolhe seu smartphone
BuscarEstudo mapeia como o consumidor escolhe seu smartphone
BuscarPainel desenvolvido pelo Grupo Croma também mostra os momentos de uso mais frequente do aparelho
Meio & Mensagem
8 de janeiro de 2019 - 16h24
Por Renato Rogenski
Dentro de um contexto onde o smartphone representa praticamente uma extensão do corpo das pessoas, a empresa de consultoria e pesquisa Grupo Croma desenvolveu um estudo continuo sobre o comportamento do brasileiro em relação ao uso do telefone celular. A primeira pesquisa é fruto de respostas de 1.400 usuários, de todo o País. Um dos dados de maior destaque no painel é o momento mais frequente de utilização. Enquanto 65% checam seu smartphone antes de dormir, 50% usam o aparelho frequentemente nessa ocasião ou logo ao acordar.
Entre os aplicativos, o mais acessado é o WhatsApp, a frente de Facebook e Instagram, sendo utilizado também para fins profissionais. No trabalho, a ferramenta é usada por (60%) dos pesquisados e o e-mail por (20%). “Os smartphones se tornaram itens indispensáveis na vida das pessoas, que ficam conectadas quase o tempo todo. Desse modo, a comunicação via WhatsApp se torna mais prática e efetiva, principalmente quando envolve mais de uma pessoa na mesma conversa,” explica Edmar Bulla, CEO do Grupo Croma.
Preço e reputação de marca
Um outro recorte do painel mostra o comportamento dos brasileiros na escolha de compra das marcas de smartphone. Na sequência de avaliação de atributos estão: bom preço (35%), reputação da marca (25%), facilidade de uso (21%) e tamanho da tela (19%). Contrapondo esses números, em último lugar aparecem no estudo processador (11%), atualização de modelo (10%) e qualidade da câmera traseira — fotos e vídeos — (10%). “Os dados confirmam que os consumidores estão à procura de um produto com um bom custo/benefício, com qualidades técnicas que supram suas necessidades diárias de comunicação e de fácil usabilidade, facilitando o dia a dia”, explica Edmar.
O estudo também avaliou como os usuários escolheram a operadora nos últimos três meses. Entre os fatores decisivos estão: boa oferta de produtos e serviços (35%), funciona em qualquer lugar (33%), todo mundo tem (24%), eu confio na marca (19%), recebi boas recomendações (13%) e tem boa reputação (11%).
De acordo com a Croma, a coleta dos dados será feita mensalmente e a cada trimestre haverá leituras consolidadas sobre os principais pontos de experiência de compra e uso de celulares.
Compartilhe
Veja também
Prefeitura de São Paulo interrompe projeto do “Largo da Batata Ruffles”
Administração Municipal avaliou que a Comissão de Proteção à Paisagem Urbana precisa dar um parecer sobre o projeto; PepsiCo, dona da marca, diz que parceria é de cooperação e doação e não um acordo de naming rights
Natal e panetones: como as marcas buscam diferenciação?
Em meio a um mercado amplo, marcas como Cacau Show, Bauducco e Dengo investem no equilíbrio entre tradição e inovação, criação de novos momentos de consumo, conexão com novas gerações, entre outros